A Autoban, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, renova hoje (25) – Dia Internacional das Crianças Desaparecidas – as imagens de crianças e adolescentes que são divulgadas no verso dos recibos de pedágio. Essa é uma das ações que compõem o Programa “Estrada para Casa”, realizado em parceria com a ONG Mães em Luta, desde 2008, com objetivo de auxiliar na divulgação – possibilitando a visualização por cerca de 150 mil usuários por dia – promover a esperança e amenizar a realidade de pais, amigos e familiares que vivem a angústia da ausência.
Fotografias de 20 crianças e adolescentes, que desapareceram entre 1982 e 2017, com idades entre 2 e 20 anos, estampam os comprovantes que são entregues aos usuários das rodovias ao longo de 2017.Neste ano, metade das imagens divulgadas no verso dos recibos de pedágio é resultado da tecnologia de Progressão de Idade 3D, que utiliza técnicas de estudo de hereditariedade e comparação com parentes da vítima, projetando a imagem de como estaria a fisionomia do desaparecido com o passar do tempo. O trabalho é realizado pelo Laboratório de Arte Forense da Unidade de Inteligência do DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa), na capital, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
A ONG Mães em Luta é quem define quais crianças terão suas imagens divulgadas nos recibos de pedágio. O critério da escolha é uma mistura de idade, tempo de desaparecimento e localização da família.
Ao longo da semana, até o dia 31 de maio, cerca de 30 mil folhetos com orientações sobre o tema serão distribuídos nas praças de pedágio do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A Autoban também encaminhará material da campanha – cartazes e folhetos – para todos os polos do Projeto Guri no Estado de São Paulo, além das secretarias de Educação dos 15 municípios que desenvolvem o programa Caminhos para Cidadania e para os projetos sociais que a concessionária apoia.
VEJA TAMBÉM:
ADOTADOS POR HOLANDESES, IRMÃOS DE JUNDIAÍ QUEREM REVER FAMÍLIA BIOLÓGICA
O Programa Estrada para Casa já noticiou cerca de 180 jovens e crianças. Além da divulgação, o programa também trabalha a prevenção, instruindo pais e crianças sobre os cuidados necessários para evitar este tipo de situação. Quem tiver informações sobre a localização de pessoas desaparecidas pode acionar a polícia pelo disque-denúncia, no telefone 181. Para mais informações sobre o trabalho da ONG Mães em Luta, o contato da instituição é (11) 3224-0935 e http://www.maesemluta.org.br.