CRISTO REDENTOR

CRISTO REDENTOR

Há 89 anos foi inaugurada a estátua do Cristo Redentor, no alto do Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, que viria a ser o símbolo do Brasil e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno(New7Wonders).

Neste mês de dezembro, a estátua recebeu iluminação especial, talvez para chamar a atenção do povo de que existe algo além da matéria e, também, para a necessidade de refletir sobre tudo que está acontecendo. Uma luz para iluminar consciências.

Aqui está um pouco da história de sua construção:

O primeiro esboço, feito pelo pintor Carlos Oswaldo, mostrava Cristo levando uma cruz e com um globo terrestre na mão direita, simbolizando o mundo. Este não foi aprovado e o povo escolheu a imagem de braços abertos, representando acolhimento a moradores e visitantes.

O projeto e a construção foram feitos pelo arquiteto Heitor da Silva Costa.

O material que seria usado foi muito discutido pelos profissionais da época. Todos tinham receio de que os ventos fortes e os raios danificassem a estátua, que está a 710 metros acima do nível do mar, tendo 38 metros de altura, contando com o pedestal. Toda a estrutura foi feita de concreto armado e muito ferro.

Depois de muitas reuniões, foi escolhido o material que seria utilizado para o revestimento, optando-se por pedra-sabão, usado por “Aleijadinho” para esculpir as estátuas dos profetas em Congonhas do Campo, em Minas Gerais. Esse material é muito resistente, não se deforma ou racha com as diferenças de temperaturas ou tempestades. É formado por minerais, como: magnesita, talco, clorita, tremolita e quartzo, entre outros.

Quando, em 1925, pretendiam iniciar os trabalhos, o arquiteto Heitor enviou os desenhos das mãos e da cabeça para o escultor polonês Paul Landowski, que residia na França. Após a confecção das formas, Paul enviou-as de volta e o trabalho foi iniciado.

Importante ressaltar que a inauguração, em 12 de outubro de 1931, foi um acontecimento de interesse mundial. Nesse mesmo dia, às 19 horas, o físico Marconi – o inventor do telégrafo- a bordo do iate Electra, ancorado no porto de Gênova, ligou, através de ondas hertzianas, a iluminação da estátua. Maravilha para a primeira metade do século XX!

Em 1964, os quatro refletores, de 1000 watts cada, foram ligados pelo Papa Paulo VI, direto do Vaticano, através de impulso eletrônico que, em quatro segundos, atravessou os 10 mil quilômetros que separam Roma do Rio de Janeiro.

MAIS ARTIGOS DE JÚLIA FERNANDES HEIMANN

DIA DO ESCRITOR JUNDIAIENSE

A BANDEIRA DO BRASIL

PAPA DE SEIS DEDOS

ASQUEROSA UTILIDADE

Quase nonagenária, a maravilhosa estátua do Cristo Redentor continua firme, recebendo, de braços abertos, o povo carioca e os visitantes, sendo atração mundial.

Que Cristo, além de acolher, também nos proteja contra o mal deste século e tenha piedade de nós.(Foto: Agência Brasil/Gazeta do Brasil)

JÚLIA FERNANDES HEIMANN

É escritora e poetisa. Tem 10 livros publicados. Pertence á Academia Jundiaiense de Letras, á Academia Feminina de Letras e Artes, ao Grêmio Cultural Prof Pedro Fávaro e á Academia Louveirense de Letras. Professora de Literatura no CRIJU.

VEJA TAMBÉM

PÍLULA DO DIA SEGUINTE: QUANDO USAR? ASSISTA AO VÍDEO COM A GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI