A Prefeitura de Jundiaí e a Escola Técnica Benedito Storani (EtecBest) promovem nesta terça(5), das 7h às 14h, o 3º Encontro Técnico sobre Cultivo Protegido. Durante a ação, realizada na sede da EtecBest, os produtores participarão de um dia de campo para conhecer as tecnologias que ajudam a proteger as lavouras. O evento é gratuito, mas as inscrições deve ser feitas por meio do link do evento. A EtecBest fica na avenida Antônio Pincinato, 4355.
Será um Dia de Campo com 12 estações montadas exclusivamente para o encontro, os produtores de Jundiaí e da Região conhecerão de perto os tipos de matéria-prima à disposição no mercado quando o assunto é revestimento e estrutura. Algumas estufas, por exemplo, podem ser revestidas com telas que ajudam a controlar a temperatura.
O gestor da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, explica que o evento nasceu com a criação da Subvenção do Cultivo Protegido. “Jundiaí sai na frente com um programa de apoio aos agricultores de Jundiaí frente às mudanças climáticas. Trata-se de um evento prático, um Dia de Campo, com a apresentação de Tecnologias para a Cadeia Produtiva do Cultivo Protegido”, explica o gestor da UGAAT.
Com previsão para receber 300 pessoas no evento, temas como sistema automática fertirrigação (método de adubar a lavoura por meio da irrigação), sistema de pulverização com drone, preparo de solo, e enxerto de mudas serão abordados. “Os produtores conhecerão as técnicas do sistema de gotejamento, que é aplicar gotas de água nas raízes das plantas de forma controlada, além das vantagens do adubo verde e o controle com defensivo biológico. Será um dia para aprender as várias técnicas de proteção, seja para evitar as perdas durante uma chuva de pedras ou durante as mudanças bruscas de temperatura”, comenta Isabel Harder, diretora de Agronegócio.
Parcerias – Durante o encontro várias empresas apresentam as inovações tecnológicas em experimentos produtivos instalados na Etec, acompanhados pelos alunos do Técnico em Agropecuária. As inovações que potencializam a produção e fácil aplicação a realidade do agronegócio regional. “As estações terão desde novidades de adubação e nutrição de plantas, tipos e automação de sistemas de irrigação, mudas enxertadas mais produtivas e resistentes a enfermidades de solo, controle biológico de pragas e doenças, novidades em estrutura e tipos de tela e cobertura para estufas, utilização de tecnologia de drones agrícolas, novidades em manejo e tecnologias de cultivo, dentre outros”, adianta o gestor.
Haverá lançamento ao público de uma nova variedade de abobrinha, a Alexa, como ponto forte à resistência moderada a viroses e oídio, conferindo maior segurança e colheita prolongada em condições de pressão de virose com excelente padrão de frutos e pós colheita. “Para evitar os prejuízos da lavoura é preciso investir. E não é apenas cobrir a plantação, mas também pensar na irrigação correta. Queremos mostrar que é possível investir em diferentes ações para colher produtos de qualidade”, reforça Isabel.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES