Ícone do site Jornal Jundiaí Agora | Nada mais que a verdade | Notícias Jundiaí e Região, Jornal Jundiaí Agora, Jundiaí Notícias, Atualidades Jundiaí

Cultura digitalizará documentos de Jundiaí no acervo da Unicamp

cultura

O Arquivo Histórico da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) recebeu a visita de representantes da coordenação do Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), interessados em conferir a estrutura do arquivo municipal e tratar da digitalização de documentos de Jundiaí que estão no arquivo universitário. Os documentos começam a ser digitalizados nesta semana.

A comitiva foi recebida no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) por Paulo Vicentini, diretor do Departamento de Museus da Unidade de Cultura, ao qual o Arquivo é vinculado, e equipe. “Esta visita e as tratativas para a realização deste trabalho de digitalização são resultado do rastreio iniciado na década de 1980, pela professora Maria Ângela Borges Salvadori. Na ocasião, foram identificados documentos do Tribunal de Justiça referentes à Jundiaí do final do século 18, direcionados para a Unicamp graças à intervenção do historiador José Roberto Lapa”, comentou Vicentini.

A comitiva conheceu as instalações do Arquivo Histórico, além dos investimentos realizados pela Prefeitura para a sua infraestrutura, digitalização e democratização do acervo. Os professores puderam conferir ainda documentos importantes do Arquivo – como a Ata da Câmara de 1663, seu item mais antigo -, além de outros itens das coleções Colonial, Imperial e Republicana, como inventários de órfãos, certidões de óbitos de escravizados, jornais e revistas.

Maria Silvia compartilhou as suas impressões sobre a estrutura e o trabalho conjunto das instituições. “O Arquivo de Jundiaí tem uma importância fundamental para a História não só aqui, como para a sua interrelação com outros Municípios. Estou encantada e impressionada, inclusive com a competência da equipe e sua metodologia de trabalho. E este trabalho, de grande interesse para o Centro de Memória, tem uma grande importância, algo fundamental para a preservação da memória a curto, médio e longo prazos, principalmente se pensarmos como a sociedade atual é marcada por coisas de instante, compartimentadas.”

Já Paulilo destacou a importância do projeto formativo do Arquivo. “Pudemos constatar um modo notável de preparação das equipes”. O grupo também conferiu o Acervo Digital do Arquivo, lançado em dezembro do ano passado, e que já conta com mais de 80 mil imagens de documentos, acessáveis gratuitamente pela internet, através do site da Cultura.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

Sair da versão mobile