A cultura organizacional é a chave para criar um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sentem valorizados e motivados, refletindo diretamente na percepção e experiência do cliente com a empresa. Recentemente, tive a oportunidade de vivenciar isso em um hotel em São Paulo. Desde a recepção até os mínimos detalhes, fui surpreendida por um atendimento impecável. A sensação de acolhimento e aconchego foi transmitida por todos os colaboradores. A hospitalidade foi tão excepcional que eu não tinha vontade de ir embora. Você já vivenciou algo parecido com alguma empresa?
O engajamento dos colaboradores é um reflexo direto da cultura organizacional. Percebi que a equipe do hotel estava visivelmente engajada e comprometida com a missão e os valores da empresa. Esse engajamento se traduz em um atendimento ao cliente que vai além das expectativas, criando momentos inesquecíveis para os hóspedes. “Cuide das pessoas como gostaríamos que cuidassem de nós” é a filosofia do fundador da rede desse hotel. Uma abordagem clara que fortalece a máxima de que a cultura precisa ser concebida e cultivada a partir da alta gestão.
Uma cultura organizacional forte promove a transformação do RH em DHO. Isso significa que, além de gerenciar processos administrativos, o foco passa a ser o desenvolvimento das competências e do potencial dos colaboradores, alinhando os objetivos pessoais aos da empresa e criando um ambiente de crescimento mútuo.
Deixo aqui sete dicas para você implementar uma Cultura Organizacional que gere resultados:
- Defina valores claros: estabeleça e comunique claramente os valores e a missão da empresa.
- Lidere pelo exemplo: a cultura deve ser vivenciada pela liderança, que deve inspirar os colaboradores com suas ações.
- Foque no desenvolvimento: invista no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.
- Valorize a saúde mental: promova um ambiente que valorize a saúde mental e emocional dos colaboradores.
- Incentive o equilíbrio: estimule o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
- Reconheça e recompense: reconheça os esforços e recompense os colaboradores pelo seu desempenho e dedicação.
- Crie um ambiente colaborativo: fomente um ambiente onde a colaboração e o respeito sejam a norma.
Empresas que investem em uma cultura forte e equipes engajadas não apenas fidelizam clientes, mas criam verdadeiros fãs da marca.

DANY MORAES
Consultora de Projetos de Recursos Humanos e Educação Corporativa. Atua na área de Gente & Gestão há 20 anos, com especializações em Felicidade e Qualidade de Vida no Trabalho, Inteligência Emocional e Líder Coach. Contatos: E-mail: dany.moraes@gmail.com. Instagram: @soudanymoraes. LinkedIn: daniela-moraes-marques.WhatsApp: 11 982659384. Acesse também: @sejaexpandente e (Foto ao lado: Tris Nogueira – Foto principal: Antoni Shkraba/Pexels)
SAIBA MAIS SOBRE GENTE & GESTÃO
Gente e Gestão é uma expressão que se refere ao conjunto de práticas, políticas e processos relacionados à gestão de pessoas dentro de uma organização, engloba todas as atividades e estratégias voltadas para o desenvolvimento, motivação, engajamento e bem-estar dos colaboradores de uma empresa.
Isso inclui recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento de carreira, avaliação de desempenho, remuneração, benefícios, comunicação interna, cultura organizacional, entre outros aspectos que impactam diretamente o capital humano e o ambiente de trabalho.
VEJA OUTROS TEXTOS E ASSISTA VÍDEOS DE DANY MORAES
A expressão Gente e Gestão enfatiza a importância das pessoas como um dos principais ativos de uma organização e reconhece que uma gestão eficaz dos recursos humanos é fundamental para o sucesso e sustentabilidade do negócio.
E também ressalta a necessidade de uma abordagem humanizada e centrada nas pessoas na condução das atividades relacionadas à gestão de talentos dentro da empresa e a produtividade sustentável.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES