DAE ganha prêmio. Prefeitura recebe selo

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A precisão e a qualidade dos dados informados pela DAE Jundiaí nos eixos “confiança e exatidão” levaram a empresa a ser eleita uma das dez melhores prestadoras de serviços de água e esgoto dos municípios associados, segundo a Agência Reguladora PCJ (ARES-PCJ). A iniciativa integra o 3º ciclo da metodologia “Acertar”, promovida pela Agência. Este ano, Jundiaí conquistou o quarto lugar na categoria “Top 10”.

A analista comercial da DAE, Deise Polvani, que é coordenadora da implantação do projeto “Acertar” para auditoria das informações na DAE e responsável por inserir os dados da empresa no portal do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento); os assessores André Lira e Greicy Fronza, a diretora de Assuntos Regulatórios e Novos Negócios, Ingrid Graziele Reis do Nascimento, e o diretor superintendente de Gestão, Evandro Biancarelli, receberam o prêmio, nesta quinta-feira (11).

Para Ingrid, a conquista da DAE é resultado do envolvimento de todos os setores da empresa. “Para que a DAE permaneça entre os premiados, é fundamental que todos se comprometam. É desafiador, porém, revigorante experimentar a superação de desafios alcançados de forma colaborativa. Vamos buscar o topo. Não será fácil, mas valerá a pena”, inspira.

Segundo a ARES-PCJ, a metodologia “Acertar” foi elaborada para permitir procedimentos padronizados de auditoria e certificação de informações do SNIS, com o objetivo de aprimorar os processos de gestão dos dados dos prestadores de serviços de saneamento.

De acordo com a Agência, a iniciativa – que foi instituída pela Portaria Federal nº 719/2018 – “confere mais confiança no uso de indicadores de desempenho, trazendo mais profissionalismo e estruturação dos processos”.

A entrega do prêmio ocorreu na sede da ARES-PCJ em Americana, durante o evento “Atualizações do setor de saneamento básico”, realizado pela entidade em parceria com a Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), da qual Biancarelli é diretor de Desenvolvimento Associativo de Água e Esgoto.

O encontro contou com uma palestra on-line ministrada pela secretária adjunta da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, Patricia Areal, que falou sobre o novo PAC e os desafios dos prestadores municipais de saneamento. Além da diretoria da ARES, o presidente da Assemae, Rodopiano Marques Evangelista, também esteve presente.

Compra Aberta – A Prefeitura de Jundiaí conquistou, por meio do Sistema Compra Aberta, o site de compras eletrônicas do município, o selo Sebrae por participação no Prêmio Prefeitura Empreendedora – etapa São Paulo.  A cerimônia foi realizada na noite desta quinta-feira (11), na sede do Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, com a presença de mais de 250 municípios do Estado de São Paulo. Representaram a Prefeitura, a Gestora de Administração e Gestão de Pessoas, Simone Zanotello de Oliveira, o Gestor Adjunto de Administração, Eloi Castro Neto, o Diretor de Compras Governamentais, Alexandre Castro Nunes, e a Chefe da Divisão de Gestão de Aquisições, Emily Scapinelli. 

O Sistema Compra Aberta foi apresentado na categoria “Compras Governamentais”, por meio de programa de inserção de micro e pequenas empresas da Região Metropolitana de Jundiaí nas aquisições realizadas pelo município, com os benefícios da Lei Complementar 123/06.

A iniciativa busca fomentar a participação e a competitividade das micro e pequenas empresas por meio da prioridade na contratação. Jundiaí destaca-se neste ponto em razão do seu pioneirismo, especialmente na implantação da nova Lei de Licitações desde 01 de março de 2023, e na celeridade no desenvolvimento do sistema Compra Aberta,  gerido pela Companhia de Informática do Município – CIJUN,  permitindo a concessão de benefícios a micro e pequenas empresas.

“Temos orgulho de apresentar a preocupação da gestão com a promoção de incentivos ao empreendedorismo e ao crescimento das micros e pequenas empresas, já que elas possuem um papel importante na criação de empregos, contribuindo com a geração de rendas às famílias e com o aumento da qualidade de vida da população local”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.

O objetivo do sistema é incentivar as micro e pequenas empresas a participarem dos processos de aquisição realizados pelo município,  por meio de estímulo ao aumento do faturamento daquelas que estão sediadas na Região Metropolitana de Jundiaí. Com essa ação, verificou-se o aumento da participação dessas micro e pequenas empresas em mais de 200% no último ano, sendo que o faturamento cresceu em torno de 30%.

“Houve também uma preocupação com a comunicação efetiva, facilidade de acesso, transparência e capacitação para essa ação, o que tem se mostrado muito positivo para a política de compras governamentais”, afirmou a Gestora de Administração e Gestão de Pessoas, Simone Zanotello de Oliveira.

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