DAE: Estações de monitoramento confirmam qualidade da água

dae

As estações de monitoramento da água completaram 30 dias de utilização. Neste período, todas confirmaram a qualidade da água, sem identificar descartes irregulares. As estações da DAE reforçam o trabalho já realizado pelo laboratório, que realiza cerca de 300 coletas de água e duas mil análises mensais em amostras de toda a rede de distribuição de água do município, além de monitorar os resultados do tratamento do esgoto.

O sistema é acompanhado de perto pela equipe do Laboratório de Controle de Qualidade da DAE. De acordo com a gerente do setor, Karen Tasaka, em Jundiaí a iniciativa é pioneira. “Ganhamos tempo em relação às coletas e análises, bem como para ações de combate em casos de eventuais lançamentos indevidos. A proteção dos nossos rios fica maior”, avalia.

As sondas do rio Capivari estão localizadas na divisa entre Jundiaí e Louveira e no Rancho Dom Quixote. No rio Guapeva, a sonda está na avenida 14 de Dezembro. O rio Jundiaí é monitorado em dois pontos: na avenida Daniel Pelizzari e na divisa com Itupeva. Já o Jundiaí Mirim é acompanhado por sondas instaladas no restaurante Spiandorello, na Ponte do Fava e na Casa de Bombas do Recalque, junto à represa de Captação.

Segundo Karen, em um ano, também será possível saber mais sobre a vazão de cada rio. “Este prazo é necessário para termos uma constante com relação ao nível, largura e volume, podendo assim calcularmos a ‘curva-chave’ de cada rio”, conta.

Casa CataventoJundiaí passa a contar com a Casa Catavento, construída pela DAE para ser a sede da Rede Brasileira de Cidades das Crianças. A entrega fortalece a cidade como referência no Brasil e no mundo quando o assunto são as políticas públicas para a infância.

O local servirá de espaço para estudos e interlocução entre as cidades, para que a potência da infância seja respaldada em cada um dos municípios. “Aqui no Mundo das Crianças e também neste novo espaço estão alguns conceitos que acreditamos que devem ser preservados em uma sociedade para que tenhamos a redução da desigualdade social”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Parques – Por conta das festas de fim de ano, o agendamento do Mundo das Crianças aberto nesta segunda-feira (16), está contemplando três finais de semana seguidos, ao invés de um, como ocorre normalmente. Disponibilizado ao meio-dia no site do parque, o agendamento contempla visitas para os dias 21, 22, 27 e 28 de dezembro, 4 e 5 de janeiro.

As reservas podem ser feitas tanto para o Mundo das Crianças, quanto para a nova atração do parque, o Espaço das Águas. Para reservar, basta navegar até o site www.mundodascriancasjundiai.com.br e usar um CPF para garantir a visita gratuitamente. Cada CPF dá direito a cinco visitantes. O agendamento ficará no ar até o preenchimento de todas as vagas disponibilizadas.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES