Uma delegação da Prefeitura de Jundiaí está participando de missão de negócios na China, a convite da Câmara Brasil China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE). “Esta visita tem como objetivo a troca de conhecimentos, experiências e meets com empresários chineses interessados em investir no município de Jundiaí”, explica José Antônio Parimoschi, gestor de Governo e Finaças da Prefeitura. Ele faz parte da delegação, assim como o vice-prefeito Antônio de Pádua Pacheco e o gestor Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí.
De acordo com ele, é compreensível o interesse por Jundiaí. “A cidade figura entre as 20 economias mais pujantes do país, à frente de diversas capitais, e com muitos atributos para atrair empresas internacionais e gerar emprego e renda para nossa população”. A viagem levou 23 horas e todos os custos de hospedagem e transporte correm por conta da CBCDE.
A primeira atividade ocorreu em Rugao, cidade com 1,4 milhão de habitantes, localizada na província de Jangsu, “que conta com traços de progresso intenso e reconhecida pela longevidade de seus moradores, 400 deles têm mais de 100 anos”, informou o gestor.
A delegação jundiaiense conheceu o Rugao Hi Tech Industrial Developement Zone Innovation Excellence Center, um dos parques tecnológicos mais modernos da China(foto principal). “Trocamos experiências sobre o modelo de incubação e aceleração de empresas utilizado pelo governo chinês. Atualmente são mais de 300 empresas incubadas”, disse Parimoschi.
Em contrapartida, os jundiaienses apresentaram o projeto, de implantação de uma rede de infovia e a criação de um ecossistema de inovação, que permeia a cidade e utiliza os próprios equipamentos públicos para abrigar startups, coworkings, espaços makers, para incentivar a inovação e atrair novos negócios e empresas para a cidade.
Depois, a delegação jundiaiense foi levada até a Prefeitura de Rugao (acima), onde foram assinados dois Memorandos de Entendimentos, um com vistas a selar o irmanamento das cidades de Rugao|China e Jundiaí|Brasil, e outro, com a entidade CBCDE – Câmara Brasil China de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de estreitar os laços comerciais entre empresas dos dois países.
ASSISTA
CADÊ O MEU DINHEIRO: ATENÇÃO COM O ORÇAMENTO DOMÉSTICO
“Jundiaí caminha na direção de ampliar o seu leque de cooperação com outras cidades mundo a fora e internacionalizar o seu mercado e suas empresas, para abrir novos horizontes e oportunidades para os empresários que geram emprego e renda em nossa cidade”, explicou Parimoschi.
A delegação também participou do lançamento de um prédio moderno (acima), de 350 mil metros quadrados de área construída, que vai abrigar a nova sede da CBCDE, com futuro espaço destinado para Jundiaí utilizar como escritório na China, além de lojas, escritórios e um shopping center. A área está localizada na zona de expansão da cidade e do parque hi tech. São investimentos de mais de R$ 1,5 bilhão que vão impulsionar ainda mais o desenvolvimento da cidade de Rugao.