O advogado Edney Duarte Júnior, do Partido Novo de Jundiaí, está cursando as aulas do RenovaBR em busca de qualificação política. Para ele, os eleitores estão mais críticos e não acreditam em demagogias baratas. A segunda e última parte da entrevista com ele:
Acredita que os eleitores vão procurar candidatos que se preocuparam em passaram por uma qualificação como a do RenovaBR?
Claro. O eleitor está a cada dia mais preparado para escolha dos políticos, não se iludindo mais com falsas promessas ou demagogias baratas.
Não acha que os eleitores brasileiros também deveriam passar por uma experiência assim?
Certamente seria uma experiência muito proveitosa. O conhecimento que se adquire por si só justifica a participação em um curso de formação política. Aliás, a política influencia diretamente a vida de cada um de nós. Deveríamos todos participar da vida pública de nossas cidades.
Nas eleições de 2016 Jundiaí teve quase 400 candidatos a vereador. Vocês, participantes do RenovaBr, são apenas seis. Como pode haver uma mudança onde a maioria absoluta não se renovou?
Caberá a cada aluno do RenovaBR fazer chegar aos eleitores sua história e suas propostas. Ao eleitor caberá escolher da melhor forma possível os candidatos. É preciso dar um voto de confiança para quem deixa o sofá de sua casa, sai das redes sociais e vai para as ruas, fazer acontecer, tentar fazer o melhor por sua cidade. Também é preciso se atentar às propostas e à formação do candidato. Tudo isso ajuda na escolha dos melhores candidatos.
LEIA A PRIMEIRA PARTE DA ENTREVISTA COM EDNEY DUARTE JÚNIOR CLICANDO AQUI
Dia 7 de dezembro ocorrerá a formatura. E depois?
O curso se desenvolve do início ao fim com todos os alunos. Tanto que os alunos, se aprovados, participarão da formatura. A formação é completa. As aulas envolvem legislação eleitoral, políticas de educação, saúde, urbanismo, gestão pública, orçamento, gastos públicos, enfim.. toda a matéria para tornar o aluno um futuro bom gestor e político. Em 2020 um novo curso será realizado com alguns alunos e o critério de escolha ainda não foi definido.
Para quem não seguir no curso acredita que apenas a primeira fase será algo atrativo para os eleitores? Já é um diferencial para vocês utilizarem na campanha?
Certamente. O aprendizado foi imenso e já qualificou muitos os alunos.
Quais os critérios para passar para a segunda fase? O que aprenderão nela?
Os critérios ainda não foram definidos. A grade curricular também não. Ainda não está certo também quando começará a segunda fase. Porém, ocorrerão aulas presenciais sim…
Há mais etapas? Este curso termina antes das eleições municipais?
Sim. A ideia é a formação para as eleições de 2020. Vale a pena destacar a ótima qualidade da formação oferecida, especialmente com técnicos especialistas em cada área, demonstrando que é possível fazer muito mais com os recursos e a estrutura hoje existentes. É preciso entender que melhorar a vida das pessoas exige compromisso com o trabalho sério, ser austero com o dinheiro público e fazer acontecer. E mudar para melhor é possível com as novas lideranças que chegam na política.
VEJA TAMBÉM
PREÇO OU PROPOSTA PEDAGÓGICA? O QUE É MAIS IMPORTANTE NUMA ESCOLA?
PARTES DOS GENITAIS PODEM SER PREENCHIDOS, GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD?
VEJA COMO FOI A FESTA DE HALLOWEEN DA FISK DA VILA VIRGÍNIA
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES