Dengue: Notificações aumentam quase 400% em Cabreúva

dengue

O número de notificações de suspeita de dengue em Cabreúva aumentou 366% em fevereiro de 2024, em comparação ao mesmo período em 2023. No ano passado, foram registradas 30 notificações durante o mês de fevereiro inteiro, enquanto este ano, até esta terça (27), já haviam sido notificados 150 casos suspeitos da doença. Cabreúva possui hoje 25 casos confirmados da doença.

Os dados foram informados durante uma reunião entre a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária de Cabreúva com representantes de todas as secretarias municipais. Cinthia Iwayama, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, explicou que o aumento é significativo, mas que ainda não é o pico da doença. “Nós estamos prevendo que os números de casos vão aumentar e que em março teremos um pico da doença em Cabreúva. Hoje, temos somente 27 casos confirmados, mas sabemos que essa não é a realidade da cidade. Muitos pacientes não voltam para realizar o teste e os casos acabam sendo subnotificados. É por isso que precisamos da força conjunta de todos os órgãos públicos e da população, para tentarmos diminuir ao máximo o número de casos dessa doença, que pode matar” alertou.

Como ações de prevenção e conscientização, as secretarias irão se unir para realizar um “Dia D” de combate à dengue. Com apoio da secretaria de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, haverá fiscalização de terrenos e residências abandonadas; o uso de drones também será utilizado para fiscalizar áreas de difícil acesso. A secretaria de Mobilidade Urbana também irá intensificar a fiscalização de denúncias de veículos abandonados em vias públicas, que podem se tornar criadouros do mosquito; a Educação irá realizar ações educativas nas escolas, além do envio de folhetos educativos para os pais e responsáveis.

Outras cidades da região – Em Jundiaí, até a última quarta-feira(28), a Prefeitura contabilizava 2866 notificações, 937 casos confirmados, sendo 670 autóctones e 108 importados. Já em Campo Limpo, até o dia 27 deste mês, eram 229 casos notificados, 64 casos positivos e uma morte suspeita. No último dia 23, a Prefeitura de Várzea informou que a cidade tinha 168 casos positivos de dengue. Destes, 82 eram na região Norte. Até o último dia 8, Louveira contava com 41 notificados. Vinte e uma foram confirmadas. (Foto: Pikist)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES