Depois da euforia ou a decepção do depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro, o Brasil tenta caminhar. Impressionante como as redes sociais investem num assunto que não ia além do que foi: havia muita gente segura e certa de que o sapo barbudo sairia algemado do Fórum, mas é preciso saber que aquilo era apenas um depoimento, não uma sentença.
Como disse o início, passada a situação do encontro, os olhos se voltam, novamente, para Brasília, mais precisamente para o Congresso Nacional onde políticos buscam mudar o perfil desta Nação, criando uma nova legislação trabalhista, mudando uma previdência social. A impressão que se tem é de que é preciso haver uma situação para se criar um debate, mesmo que isso seja simplesmente um título de um campeonato estadual. Como o Campeonato Brasileiro vai começar domingo e sua final está prevista para a primeira semana de dezembro, percebe-se que deve haver muito assunto para se discutir, principalmente sobre política, antes deste dia.
LEIA OUTROS ARTIGOS DE NELSON MANZATTO
O PMDB FOI, É E SERÁ SEMPRE O MESMO
COISAS QUE NEM A POLÍTICA ENTENDE
ESPERANDO (HÁ TEMPOS) UMA SOLUÇÃO
Lula ganhou, Lula perdeu, o debate deu empate… Estas foram apenas algumas colocações postadas neste mundo de indefinições que são as redes sociais. Jamais há empate num depoimento de um réu à Justiça. E a certeza disso tudo é de que a defesa do sapo barbudo está tentando esticar a situação ao máximo, para que, na pior das hipóteses, uma condenação ocorra apenas após outubro do próximo ano, o que livraria Lula uma condenação, pois eleição vencida, ele teria fórum privilegiado para julgamento. E Lula saiu, como sempre, como vítima de uma situação. Há os que dizem que ficou fácil para ele, jogar tudo nas costas de Marisa, sua falecida mulher, pois ela não pode dizer uma palavra sobre o que aconteceu.
VEJA MAIS:
O PODER PARA QUEM SE ACHA PODEROSO
CARTA ABERTA AO PRESIDENTE MICHEL TEMER
DESAFIO DOS PREFEITOS É VENCER A CRISE
LAVA JATO, ESCÂNDALOS, ROUBALHEIRA: HORA DE RECRIAR O PAÍS
A TÃO POLÊMICA REFORMA DA PREVIDÊNCIA E OS TRABALHADORES
Mas é preciso fazer o Brasil andar: já passou o Carnaval, já passou a Páscoa, já houve o depoimento do réu! Agora, é importante que os homens que foram eleitos pelo povo façam justiça ao voto recebido e comecem a trabalhar. Senão, vamos ver 2017 terminar! E como o ano que vem é eleitoral, nenhum projeto importante será votado. Logo…
NELSON MANZATTO
Jornalista profissional diplomado, tendo trabalhado no Jornal da Cidade de Jundiaí, Diário do Povo de Campinas, Jornal de Domingo de Campinas, Diário Popular de São Paulo e Jornal de Jundiaí. Foi editor-chefe dos jornais Diário do Povo, Jornal de Domingo e Jornal de Jundiaí e sempre trabalhou nas editorias de Política e Economia. Também trabalhou em Assessoria de Imprensa. É membro da Academia Jundiaiense de Letras e tem quatro livros publicados: Surfistas Ferroviários ou a História de Luzinete (Vencedor de Concurso Literário), Contos e Crônicas de Natal (com cinco textos premiados), Momentos e No meu tempo de Criança. Mantém um blog literário: blogdonelsonmanzatto.blogspot.com