Você já viu um prédio que é demolido para dar espaço a algo novo? Prédio esse, que pode estar ali durante décadas, e que em um determinado momento é necessário vir abaixo ou talvez passar por uma restauração completa para que possa transmitir novamente todo o seu esplendor? Não que essas construções não tenham o seu valor, mas, muitas vezes, a estrutura já não tem o mesmo vigor, sustentação ou sua conservação não é mais a mesma. Assim se dá com os prédios e assim é com as pessoas. As vezes para construir é preciso ir desconstruindo e nem nos damos conta de como isso acontece.
Mas, se olharmos para o nosso passado, quantas vezes vivemos processos similares a essas construções e não nos damos conta? A verdade é vivemos nos moldando, reestruturando, dando espaço ao novo, a novas experiências e não notamos o quanto tudo isso se faz necessário para a nossa evolução. Conforme vamos amadurecendo, vamos adquirindo novas características e nos aperfeiçoando a todo instante. Criamos bases de fortalecimento, ao passo que a vida nos apresenta as suas lições.
Nascemos, crescemos, e vivemos nossos dias agarrados a crenças, medo e insegurança, ou até mesmo presos a padrões que vêm de nossos ancestrais. Apesar de muitas vezes sabermos exatamente o que precisamos fazer para mudar, vamos ficando ali, presos àquelas velhas estruturas. Mas quando é decidido que é chegada a hora, algo extraordinário acontece… Vemos que está na hora de ir desconstruindo tudo aquilo para que possamos dar lugar ao novo.
Uma nova estrutura surge, novos padrões, nova forma de pensar, uma nova base, mais forte, robusta, conseguimos restaurar aquilo que deve ser preservado através da capacidade de ressignificação, e nos permitimos dar espaço ao novo;trazemos a beleza para nossa vida e começamos a enxergar situações que antes não víamos. Muitas oportunidades que deixamos passar por não termos o mesmo olhar que temos agora.
Mas assim como uma construção que quando finalizada está apta para receber visitas ou novos moradores, nós, quando finalizamos a nossa construção interna, estamos prontos para receber todas aquelas coisas que passaram diante de nós e não havíamos notado, aquela oportunidade de trabalho, de vivência, relacionamento. Estamos agora prontos para receber o novo sem medo de nossa estrutura não aguentar, pois nossas bases estão sólidas.
OUTROS ARTIGOS DE ROBERTA PERES
Ir se desconstruindo é um processo moroso, muitas vezes temos muita coisa para remover, restaurar, manutenções diárias se fazem necessárias para se tornar definitivas. Às vezes se faz necessário trocar sistemas vivenciais, pois nem todos entenderão o motivo dessa reforma ‘radical’. Alguns se afastarão, vão se queixar do seu jeito de agir, vão achar mil defeitos em sua nova construção. Mas você, como projetista, sabe quais são as reais necessidades deste processo. E, quando finalizado todo o projeto, você saberá que esse foi apenas mais um, de outros mais que virão, e não será nada diferente das demais reconstruções feitas em sua vida, pois todas tiveram o seu valor. E você saberá que esses novos alicerces irão te conduzir ao crescimento e evolução.(Foto: Agência Brasil)
ROBERTA PERES
Formada em Gestão de Recursos Humanos, Eneagrama, conhecimento em técnicas de PNL, com carreira desenvolvida em liderança e desenvolvimento humano.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES