As polícias Civil e Militar, e a Guarda Municipal detiveram 1.087 pessoas em Jundiaí entre janeiro e julho deste ano, segundo dados divulgados neste fim de semana pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo. A quantidade de detidos respeito a adultos presos em flagrante, por força de mandados de prisão; de menores formalmente apreendidos e em ações de busca e apreensão (medida semelhante ao mandado de prisão, mas para pessoas com menos de 18 anos).
De acordo com a SSP, foram 755 adultos autuados em flagrante no período e 313 recolhidos em unidades prisionais após cumprimento de ordens judiciais criminais ou civis, como, por exemplo, decretadas por falta de pagamento de pensão alimentícia.
Menores, por sua vez, responderam por 15 detenções em flagrante, enquanto quatro foram recolhidos após cumprimento de mandados de busca e apreensão. No caso dos adolescentes, as punições, chamadas medidas socioeducativas, são determinadas pela Vara da Infância e da Juventude, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Ano passado – Na comparação com o mesmo período do ano passado, os sete primeiros meses deste ano tiveram aumento de 16,6% no número de detidos. Conforme mostram os dados da SSP, houve um total de 932 detidos nos mesmos meses de 2023, incluindo prisões em flagrantes de adultos, por mandado, e de adolescentes, tanto por detenção em flagrante como por mandados de buscas e apreensão.
Ao todo, foram 668 presos em flagrante e 243 por mandados. Menores somaram os mesmos 15 formalmente apreendidos e seis por determinação da justiça (mandados de busca e apreensão). Texto: Geraldo Dias Netto/Foto: Kindel Media – Pexels)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES