Dia 1º está logo aí!

dia 1º

A loucura de Donald Trump de taxar os produtos brasileiros em 50% tem o dia 1º de agosto definido para começar a vigorar. Até agora, nenhuma ação completa do Governo brasileiro aconteceu, a não ser reuniões com empresários que sofreriam com as sobretaxas. A conversa gira em torno de se buscar uma saída sobre o assunto. Por outro lado, empresários americanos, que compram produtos brasileiros buscam negociações e alternativas para tentar mudar este contexto. Trump já disse que vai falar com Lula, mas não ainda. Lula, por sua vez, discursa criticando o presidente americano.

O problema da taxação gira em torno de se anistiar Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, que está em processo de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal, por tentativa de golpe. Tudo isso começou por conta das ações de Eduardo Bolsonaro, deputado federal, por São Paulo, eleito pelo PL, mesmo partido do pai, o Jair, e de Figueiredo, neto do ex-presidente João Baptista, nos tempos da ditadura. Trump diz que Bolsonaro, o Jair, é honesto e que a taxa começará a valer a partir do dia 1º.

Semana passada deputados federais do PL buscaram a presidência da Câmara para fazer moções de apoio ao Bolsonaro, o Jair. Mas como a Câmara está em recesso, o presidente da Casa, Hugo Motta, proibiu a reunião. Bolsonaristas doentes foram às salas de comissões e fizeram seus protestos, inclusive com faixa de apoio a Trump(foto). Vale lembrar que os bolsonaristas dizem que a bandeira deles jamais será vermelha – cor usada pelo PT, em bandeiras da CUT. O problema é que líderes da direita chegaram a ser fotografados com bonés da cor vermelha, apoiando Trump, quando de sua posse. E, ao manifestar apoio ao presidente americano, esquecem que uma das cores da bandeira dos Estados Unidos é vermelha. Durma-se com um barulho deste!!!

Importante, agora, é esperar solução para o caso, mas a maioria dos brasileiros já se posicionaram contra a anistia ao ex-presidente. Uma solução econômica deve ser tomada, mas o Brasil já conseguiu apoio da União Europeia e de outros países, o que pode representar novos parceiros de exportação. Se o agro era um grande aliado do Bolsonaro, o Jair, agora estão se posicionando ao lado de Lula que busca saída política para o caso. Como se vê, quem está ficando isolado, nesta história é a turma do Jair, envolvendo seus familiares. A tornozeleira eletrônica está fazendo sucesso no Brasil inteiro.

LEIA OUTROS ARTIGOS DE NELSON MANZATTO

DONALD, O TRUMP

A BRIGA DOS TRÊS PODERES

O DEPOIMENTO DE BOLSONARO

Nesta briga de foice, Bolsonaro, o Eduardo, está provocando rachas dentro da direita. Primeiro foi criticar Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, por buscar negociação sobre o tarifaço e agora, seu alvo é Nikolas Ferreira. Coisas de políticos que pensam que são donos do mundo. No mais, esperemos dia 1º de agosto chegar.(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

NELSON MANZATTO

É jornalista desde 1976, escritor, membro da Academia Jundiaiense de Letras, desde 2002, tendo cinco livros publicados. Destaca-se entre eles, “Surfistas Ferroviários ou a história de Luzinete”, um romance policial premiado em concurso realizado pela Prefeitura de Jundiaí. Outro destaque é “Momentos”, com crônicas ligadas à infância do autor.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES