O Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) projeta que as vendas do Dia das Crianças(12) deverão aumentar em até 3% em relação ao ano anterior. De acordo com Edison Maltoni, presidente do Sincomercio, embora a data não tenha o alcance de outras celebrações como o Natal, a celebração beneficia setores específicos do comércio varejista, incluindo brinquedos, eletrônicos, vestuário infantil, alimentação e livrarias. “Por se direcionar ao público infantil, o impacto é mais limitado, porém serve como “termômetro” para o período de maior atividade do setor, em novembro e dezembro”, pontua Maltoni.
O crescimento previsto de até 3% é timidamente superior à projeção feita pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) para o país, de 1,1% de evolução projetada para a data. O que chama atenção do Sincomercio Jundiaí, e que pode garantir um incremento a mais nas vendas da região, se dá pela sustentação do mercado de trabalho local em 2025. “Diferentemente do país, onde o saldo de empregos celetistas se manteve positivo (mais admissões que desligamentos) no ano, mas com desaceleração de 13,8% na criação de vagas de 2024, em Jundiaí, o saldo de 5.154 empregos gerados este ano se mostra 10,2% superior ao resultado do mesmo período do ano passado”, explica destaca Jaime Vasconcellos, assessor econômico do Sincomercio.
Ele destaca que diversos itens associados ao Dia das Crianças tiveram variação de preços inferior ao índice geral de preços ao consumidor (IPCA). Nos últimos 12 meses, encerrados em agosto, brinquedos (+1,50%), bicicletas (+2,26%), vestuário infantil (+2,94%), sapato infantil (+4,85%) e livros (+4,15%) registraram aumentos médios menores que os 5,13% da inflação oficial brasileira. Esse comportamento de preços contribui para uma visão cautelosamente otimista as vendas em 2025.
Na avaliação do Sincomercio, essa estimativa moderada indica que há limitações para expansões significativas. A inflação geral continua resistente, o crédito está caro devido aos juros elevados, além de altos níveis de endividamento e inadimplência das famílias, comprometendo a capacidade de novas compra em maior volume. “O Dia das Crianças de 2025 deve ter um movimento positivo, mas sem grandes saltos. Para os lojistas, os resultados vão ajudar a planejar o final do ano. Se houver crescimento, mesmo que pequeno, será sinal de que o consumidor segue comprando, ainda que com limitações financeiras. O desempenho reflete o cenário econômico e pode indicar as chances do comércio para o Natal, o principal período de vendas”, pontua Maltoni.
Ações – No sábado (11), o Sincomercio e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL), apresentarão uma intervenção artística no período das 12 às 13h30, no centro da cidade, com apoio cultural do Sesc Jundiaí. Neste dia as lojas do comércio de rua do centro e dos bairros poderão atender até as 18h.(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES