DIOCESE faz reorganização pastoral para ‘aproximar e fortalecer’

diocese

O bispo Dom Arnaldo Carvalheiro Neto(foto) anunciou a organização pastoral da Diocese de Jundiaí, que passa a ser estruturada por Foranias. De acordo com a Diocese, o novo modelo buscará maior proximidade com as paróquias, melhor articulação pastoral, além de fortalecimento da comunhão e vivência concreta da sinodalidade e missão. Antes, a organização pastoral era por regiões pastorais.

Forania é um conjunto de paróquias de uma mesma região. Cada Forania é formada por paróquias do território e organismos diocesanos no território – seminário, centro de formação, casa dos presbíteros, casas religiosas, etc. A Forania é coordenada pelo vigário forâneo, pelo coordenador forâneo da Ação Evangelizadora, pelo Conselho Forâneo e, por fim, párocos, vigários e diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas do território. A Diocese de Jundiaí foi organizada em cinco Foranias: São Marcos, São Lucas, São Mateus, São João Evangelista e São Paulo.

Também foi lançado o Regimento Diocesano da Ação Evangelizadora, “fruto de um caminho de discernimento e comunhão”, nas palavras de Dom Arnaldo. “Este documento nasce como instrumento de sinodalidade, expressão concreta do “caminhar juntos” que o Papa Francisco nos convida a viver. Ele não é apenas um conjunto de normas, mas um referencial para a participação ativa de todo o Povo de Deus na missão evangelizadora da Igreja”, afirma. O regimento busca garantir que cada instância pastoral, cada serviço e cada organismo diocesano atuem de forma integrada, respeitando a diversidade de dons e carismas, mas sempre em unidade com a Igreja particular e em comunhão com a Igreja universal.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES