DISROMPENDO o ano novo

disrompendo

Disrompendo é a nossa versão para a palavra inglesa disrupting cujo significado é interrompendo ou descontinuando alguma coisa. É uma expressão que ganhou muita força, sobretudo na área educacional, durante o período da pandemia quando muitos dos paradigmas educacionais tiveram que ser revistos ou alterados de forma significativa. Associar este termo ao ano novo é como se a mudança de um ano para outro interrompesse o sequenciamento natural dos dias e promovesse uma nova contagem de tempo.

Adeus ano velho, feliz ano novo. Este é o sentimento que invade muitos de nós no fim de um ano e começo de outro. Como se tudo o que passou no ano anterior pudesse ser esquecido e uma nova vida cheia de novos planos e projetos pudesse ter início. Na realidade os dias se seguem e tudo o que fizemos, passamos ou sofremos continuará a fazer parte de nossas vidas apesar de um novo ciclo anual se iniciar. Mas a esperança nos leva a acreditar que neste ano novo nossos sonhos irão se realizar e que teremos força para enfrentar os bons e os maus momentos que nossas vidas nos trarão.

Na passagem de 1999 para 2000 a perspectiva de mudança de século, que, na realidade, só ocorreria de 2000 para 2001, afinal os séculos terminam em zero e começam em um, provocou grande expectativa, sobretudo em relação aos computadores que, se imaginava, não saberiam interpretar a mudança de datas e, assim, previsões pessimistas e cabalísticas foram formuladas e no primeiro dia do ano 2000 enfim: nada aconteceu. Frustração para uns, alívio para outros. Os céticos repetindo que já sabiam e os futurólogos lamentando o descompasso de suas previsões.

Tantos anos depois nem mais nos lembramos de quanta coisa se divulgou e quantos eventos se dedicaram ao assunto, mas naquela época, como agora, os dias transcorreram de forma normal e seguidamente e a nossa rotina continuou, exceto pelos feriados e os eventos quase sempre ligados a mais quilos na balança. Disrupção apenas naquilo que realmente nos propusermos a fazer a qualquer tempo, não só na virada do ano, sempre que a realidade ou as circunstâncias nos levarem a rever nossos princípios e conceitos. Quando os acontecimentos nos impuserem momentos com os quais inevitavelmente teremos que conviver.

Que a esperança que nos move a cada ano que começa na companhia de nossas famílias e nossos amigos esteja sempre presente para que possamos seguir em frente aproveitando as alegrias e sobrevivendo às tristezas disruptivos ou não.

Que tenhamos um 2023 com muita saúde e poucos sobressaltos são os meus desejos a todos vocês que me acompanham neste espaço que o Jundiaí Agora gentilmente nos proporciona. Bom ano novo!(Foto: www.directpoint.ch)

FERNANDO LEME DO PRADO

É educador

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES