Divisão Florestal da GM: Mundo das Crianças recebe exposição

divisão

A equipe da Divisão Florestal da GM estará presente no Mundo das Crianças no próximo domingo(9), entre 10 e 15 horas, com uma exposição de viaturas da frota que auxiliam no combate ao incêndio na Serra do Japi.  

A exposição – organizada em celebração à Semana do Meio Ambiente – ocorrerá nas proximidades da Casa da Árvore. O público visitante poderá entrar nas viaturas e conhecer os equipamentos utilizados pelos guardas em suas atribuições.

“Vamos apresentar o Polaris, que é conhecido como “Quadriciclo Aranha”, e o nosso caminhão tanque, que contém vários equipamentos de combate manual, enxadas, soprador, rastelos e abafadores”, explicou o subinspetor Souza, responsável auxiliar da Divisão Florestal.

Além das viaturas da GM, o Mundo também contará com a exibição do teatro interativo “Bibi, a bióloga”, que aborda o consumo consciente da água e outras questões ambientais.

Vale lembrar que, para garantir a visita ao Mundo aos finais de semana, é necessário realizar o agendamento prévio e gratuito pelo site do parque, clicando aqui.

Bicicloteca – A Fábrica das Infâncias Japy passa a contar, a partir deste sábado (8), com uma Bicicloteca, nova etapa do projeto de instalação da ciclofaixa educativa instalada no equipamento cultural no ano passado. A novidade, instalada em um contêiner estilizado com a identidade visual da campanha Pé de Infância e animais das faunas jundiaiense e brasileira, irá contar com as 25 bicicletas disponíveis para empréstimo gratuito da criançada, além de uma oficina para realização de pequenos reparos deste meio de transporte saudável e sustentável para o meio ambiente.

Bicicloteca começa a funcionar neste final de semana

A ativação da novidade – voltada para crianças de três a seis anos e seus cuidadores – será das 9h às 13h e poderá ser aproveitada de forma gratuita e por ordem de chegada. Além das bicicletas para uso na ciclofaixa da área externa do equipamento cultural, a manhã de atividades contará ainda com a mediação de monitores do Instituto AroMeiaZero, que irão ensinar as crianças que ainda não sabem pedalar.

E os pequenos que tiverem em casa bicicleta precisando de pequenos ajustes também poderão levá-las para verificação e reparo pela equipe. Após a ativação, a Bicicloteca ficará aberta para o uso das bicicletas e oferta do espaço de oficina para reparos, com o seguinte horário: às quintas e sextas-feiras, 9h as 16h, e aos sábados e domingos, das 9h às 12h.

Cabreúva – A Festa Junina de Cabreúva começa hoje(7) e segue até domingo, na praça Comendador Matins, no Centro. A entrada é gratuita. Nesta sexta-feira, o evento começa às 20h com um show de Fredy Oliveira, seguido por Gabriel Neto às 21h30. Amanhã(8), a Banda São Roque se apresentará às 20h, e Taty Dantas subirá ao palco às 21h30. No domingo, Deise e Leandro farão uma apresentação de voz e violão às 16h30, e a Banda da Feira encerrará a programação às 20h.

Tudo pronto para a festa junina de Cabreúva

Além dos shows, os visitantes poderão participar de brincadeiras como pescaria, argolas e tombalata. As barracas de comidas típicas oferecerão milho, pastel, paçoca, bolos, lanches e vinho quente.

Workshop – O workshop “Cabeças para Espetáculos, Óperas e Musicais”, sob o comando da da diretora de Arte para o Áudio Visual e Arte educadora Luciana Maeda, responsável por projetos de cenografia em emissoras de TV como a TV Cultura e o SBT, entre 2000 e 2011, começa hoje(8).

Desde 2018 é proprietária da Maeda Produções e Cenografia no desenvolvimento e criação de projetos. Dentre os trabalhos estão os programas infantis Cocoricó, Ilha Ra-Tim-Bum a série, Teatro Ra-Tim-Bum (Borboletas sem Asas, A Centopeia Gigante, entre outros) e a novela Cúmplices de Um Resgate. Participação no programa Viola Minha Viola da TV Cultura, TV Univesp, Nossa Língua Portuguesa,entre outros.

O workshop, totalmente gratuito, é direcionado para o público que trabalha com arte visual, teatro, adereços ou mesmo para quem deseja ingressar no ramo de adereços para o teatro e artes visuais. A idade mínima para participar é 14 anos.

CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS OPÇÕES DE LAZER GRATUITAS

Serão três aulas presenciais, nos dias 08, 09 e 11 de junho, com duração de quatro horas cada uma, todas acontecendo na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109, Centro), das 12h30 às 16h30 e todo material a ser utilizado nas três aulas será fornecido aos participantes. São apenas 12 vagas e as inscrições devem ser realizadas pela internet em formulário próprio, disponível clicando aqui.

Na Pinacoteca – Até o dia 26 deste mês, o público de Jundiaí e região que aprecia Artes Plásticas poderá visitar na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes a exposição “Edison um Jundiaiense”, que reúne 18 telas e 15 entalhes do artista plástico, pintor e escultor Edison Lufaac. A promoção é da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

O artista Edison Lufaac

Edison Lufaac é um artista jundiaiense que entalha desde 12 anos e pinta desde 14 anos de idade. A técnica utilizada em suas obras é o acrílico sob lona, o que diferencia seu trabalho.  

Já seus entalhes são confeccionados em madeira(cedro), posteriormente queimados e após o jato de areia é que são pintados. Em suas criações o artista busca sempre respeitar e valorizar a sua cidade, Jundiaí e assim expressar toda sua arte.

Ao longo de sua trajetória Edison Lufaac já expôs em renomadas galerias de arte do Brasil bem como no exterior (Portugal, Espanha e Estados Unidos).

A exposição “Edison um Jundiaiense” pode ser visitada de terça-feira a domingo, sempre das 10h às17h, com entrada gratuita. A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro.

Sala Glória Rocha – Cantor, multi-instrumentista e compositor baiano, Tom Sapiranga comemora 18 anos de carreira e brinda o público com o show em que faz um passeio pelas suas memórias, influências, parcerias e repertório autoral. Ele se apresentará no próximo dia 18, às 20 horas, na Sala Glória Rocha, no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro. A apresentação contará com acessibilidade para pessoas com deficiência visual, com uma equipe dedicada ao acolhimento dos participantes e equipamentos adequados para a audiodescrição. O show terá também acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, com a presença de intérprete de Libras, e com condições de acesso para pessoas com deficiência física.

Tom Sapiranga(Foto: Redes Sociais)

Tom Sapiranga abre o show com seu berimbau no repente “O Arco do Tempo”, e continua a celebrar sua história com a autoral “Voz do Olodum”, que fez em homenagem ao Olodum, que ainda criança assistia pelas ruas de Salvador, e gravará em breve dividindo os vocais com Tonho Matéria, um dos cantores do grupo baiano.

Entre as canções autorais estão “Coração das Águas”, que canta com a filha Safira, de 9 anos, e as parcerias com Zeca Baleiro (“Agosto”) e Margareth Menezes (“ABC do Baiano”). O show também inclui seu single mais recente, “Pouquinho de Amor”, composição de Márcio Maresia, de Jundiaí. “Pouquinho de Amor” já está disponível em todas as plataformas de música e o clipe acaba de chegar no canal de Tom Sapiranga no YouTube.

O repertório do show também tem espaço para destacar suas referências, com uma releitura de “Sala de Reboco”, de Luiz Gonzaga, e outra de “Sampa”, de Caetano Veloso, com que homenageia também a cidade em que vive há cerca de dez anos.

No Sesc – A banda Reprise Inédita, de Jundiaí, se apresentará no Sesc no próximo dia 30, a partir das 17h30. Com 15 anos de experiência e dois DVDs ao vivo lançados, o grupo, tem como base do repertório os maiores sucessos do rock e pop nacional e internacional da década de 80.

Banda Reprise Inédita

A banda combina performances com imagens sincronizadas, criando um ambiente alegre e nostálgico. Essa atmosfera permite que crianças, jovens e adultos façam uma viagem pela década mais emblemática. O show, gratuito, terá aproximadamente 90 minutos.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES