Depois de três anos de pesquisa, a Prefeitura confirmou a pesquisa feita pelo cientista social Samuel Vidilli que descobriu a data correta da fundação da Vila de Jundiahy. Até 2018, sabia-se que a elevação à vila tinha ocorrido no dia 14 de dezembro de 1655. Vidilli, porém, descobriu um documento no Arquivo Nacional Torre do Tombo, em Portugal, que registra a fundação um ano antes. Por este motivo, Jundiaí está celebrando novamente o aniversário de 365 anos. “Para mim é uma imensa alegria contribuir com informações corretas para a história da minha cidade de coração”, diz o cientista social que nasceu em Curitiba. Documento será exibido nesta terça-feira(14).
Em 2018, ele apresentou a pesquisa ao prefeito Luiz Fernando Machado que prometeu tomar todas as providências para corrigir o erro histórico(foto principal). A Prefeitura enviou um ofício ao Arquivo Nacional Torre do Tombo e teve acesso ao documento.
O material foi traduzido por paleógrafos e houve a confirmação da pesquisa de Samuel Vidilli: a elevação de Jundiaí a vila ocorreu mesmo em 14 de dezembro de 1656. “Como não há mais feriado nem lei que disponha sobre a data de fundação da cidade com a indicação do ano de elevação, não houve a necessidade de alteração de legislação, cabendo apenas a comunicação ao presidente da Câmara Municipal”, afirma nota do Executivo. O documento será exibido neste dia 14 no Solar do Barão e também no site da Prefeitura.
Vidilli lembra que a mudança da data não se trata apenas de um “aceite” da Prefeitura. “Todo um processo burocrático foi cumprido. E essas coisas às vezes demoram. O comportamento do poder público foi impecável e muito transparente. O processo passou por todos os órgãos competentes”, afirma.
E os livros de história? Para o cientista social, eles não terão de ser reescritos. “A história vai sendo contada e recontada. A partir de agora, há essa informação que eu trouxe à baila. E isso é história também”, conclui ele.(Foto principal: Vera Gonçalves/Prefeitura de Jundiaí – Foto interna: Reprodução do documento do Arquivo Nacional Torre do Tombo)
VEJA TAMBÉM
ESPAÇO PARA ERRAR AJUDA NAS DESCOBERTAS, AFIRMA EX-ALUNO DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA
ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI