Ícone do site Jornal Jundiaí Agora | Nada mais que a verdade | Notícias Jundiaí e Região, Jornal Jundiaí Agora, Jundiaí Notícias, Atualidades Jundiaí

Dom Gabriel, primeiro BISPO de Jundiaí, morreu há 40 anos…

DOM GABRIEL

Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (1910-1982) nasceu em Itu em 1910 e morreu em no dia 11 de março 1982, há 40 anos, portanto. Seus restos mortais estão na cripta da Catedral Nossa Senhora do Desterro. Dom Gabriel foi o primeiro bispo de Jundiaí. Em Roma, o processo de beatificação dele aguarda um parecer da Sé Apostólica Romana desde 2000.

Fez os seus estudos secundários no então Seminário Arquidiocesano e Provincial de São Paulo, dirigido pelos Cônegos Premonstratenses, na cidade de Pirapora do Bom Jesus.

Entrou no Convento do Carmo, de Itu. Seguiu para Roma, onde terminou a sua formação carmelita, tendo sido ordenado presbítero em 9 de julho de ano de 1933. Permaneceu em Roma até a sua nomeação e sagração como bispo, o que se deu em 15 de dezembro de 1946.

Em Roma, foi o Reitor do Colégio Internacional “Santo Alberto”, da Ordem do Carmo. Durante a II Grande Guerra, de 1939 a 1945, sentiu as consequências de uma alimentação insuficiente contraiu tuberculose.

De volta ao Brasil foi, seguidamente, Bispo Auxiliar em Jaboticabal, Curitiba, Taubaté e São Paulo. Em 1966, foi eleito primeiro Bispo de Jundiaí.

Trabalhou incansavelmente, deixou poucos escritos, entre eles: “O Homem e Sua Realização: Roteiro de Felicidade” e “O Sacerdote, o Matrimônio e a Família no Magistério da Igreja de Cristo”. Em 6 de janeiro de 1980 inaugurou o Seminário Maior da Diocese.

Preparando o início do processo de sua beatificação, os escritos de Dom Gabriel Paulino foram examinados por dois renomados teólogos brasileiros. Em seus pareceres declaram não só a ortodoxia dos escritos e pregação do bispo mas, também, a originalidade de seu pensamento cristológico e eclesiológico.

PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI

Constituído o Tribunal Eclesiástico Diocesano, para o processo de sua beatificação, foi enviado à Congregação da Causa dos Santos em outubro do ano 2000, aguardando a palavra definitiva da Sé Apostólica Romana. Seus restos mortais repousam na acolhedora Cripta da Igreja Catedral de Nossa Senhora do Desterro. (fonte: ebiografia.com/foto: memorialdomgabriel.blogspot.com.br)

VEJA TAMBÉM

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI

Sair da versão mobile