Com seu estilo parrudo e enfrentando o peso da concorrência desde que foi lançado há 11 anos, finalmente a Renault ganha o novo motor turbo TCe, de 1.3 litro. Esse propulsor, que estreou no final de 2021 no Captur, finalmente passa a equipar a linha Duster 2023. O utilitário esportivo, derivado do modelo romeno da Dacia, amplia a gama de versões com a adoção do novo motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex, que trabalha em parceria com a transmissão automática CVT XTRONIC®, de oito marchas, que serão exclusivos na versão topo de linha Iconic. Com isso, o SUV mais vendido da marca no país se torna ainda mais dinâmico e ágil, graças à nova potência de 170 cv e ao maior torque do segmento de 27,5 kgfm.
Esse upgrade tecnológico do Duster, a exemplo do que aconteceu com o irmão Captur,melhora o comportamento do carro nas retomadas e ultrapassagens. Segundo a Renault, a versão equipada com o motor turbo acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, atingindo a velocidade máxima de 190 km/h. As retomadas estão até 36% mais rápidas, permitindo uma condução dinâmica e eficiente.
Visual também ganha leve retoque – O SUV também traz, como novidades para a linha 2023, a adoção de moldura frontal, retrovisores e barras de teto com acabamento em preto, nas versões Intense e Iconic. Além disso, as versões Iconic, 1.6 e turbo TCe 1.3 flex, passam a ter alargadores de roda e bancos com revestimento premium de série. Mantendo as características inovadoras que foram aplicadas em sua segunda geração, o Duster tem design com linhas musculosas, que transmitem imponência e robustez, dianteira marcante, faróis com a assinatura luminosa característica da gama Renault e luzes diurnas de LED em formato de “C”. O desenho mais aerodinâmico e sua linha de cintura elevada também são destaques do SUV.
Internamente, o Duster traz como destaques a sua qualidade percebida e ergonomia, com um painel de instrumentos moderno e funcional e central multimídia Easy Link de 8”, bem como comandos de fácil uso e revestimentos de qualidade.
Encarando obstáculos – Apesar de contar com tração dianteira, o Duster se destaca pela união de robustez e conforto, que permitem rodar tranquilo em qualquer terreno urbano ou off-road leve. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster encara obstáculos com facilidade. Além disso, o veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros, e oferece amplo espaço interno.
O Duster 2023 passa a ser oferecido em cinco versões: Zen, Zen CVT XTRONIC®, Intense CVT XTRONIC®, Iconic CVT XTRONIC® – todas com o eficiente motor 1.6 SCe – e a nova Iconic CVT XTRONIC®, com a motorização turbo TCe 1.3 flex.
Versões e preços:
- Zen 1.6 SCe (R$ 99.990)
- Zen 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 108.090)
- Iconic 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 122.090)
- Iconic turbo TCe 1.3 CVT (R$ 135.590)
- ©Joaquim Rimoli, com informações da Renault do Brasil | AutoMotori 2022
PARA MAIS TEST DRIVE CLIQUE AQUI
ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS E DIVERSÃO
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI