A Prefeitura de Jundiaí contratou a empresa Allma Hub Criativo para elaborar plano de ocupação e uso das instalações do Complexo Fepasa. Por nove meses de trabalho, a contratada receberá R$ 360 mil. A ideia é priorizar a vocação cultural relacionada à economia criativa, além de apontar futuras manutenções, reformas e ampliações. O Complexo Fepasa tem área aproximadamente 234 mil metros quadrados e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN). Desde 2020, o local conta com projeto que dá diretrizes de preservação do espaço.

De acordo com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) a empresa ouvirá artistas que frequentam o local e a população vizinha. “Com os estudos feitos, será apresentado diagnóstico de ocupação e relação de atividades que viabilizem e vão ao encontro das propostas de Plano Diretor já aprovado e da nova vocação para os segmentos da Cultura e de Economia Criativa, que já são a nova realidade do local”, informa a nota da UGC.

A partir do plano apresentado, a unidade gestora poderá ainda elaborar editais e chamamentos para realização de atividades culturais, formativas, além de festivais e feiras de artesanato e gastronomia.

Questionada sobre possíveis reformas no Complexo Fepasa, a UGC informou que não têm a ver diretamente com a contratação, “mas que fazem parte do escopo geral do plano de intervenções para manutenção do espaço, como a requalificação do estacionamento para área coberta e criação de extensa área parque na fachada de sua ala histórica, entre as ações mais recentes”. A respeito das locomotivas que estão se deteriorando na garagens do complexo, a UGC lembrou que são de propriedade da União e a manutenção cabe ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes(DNIT).

VEJA TAMBÉM

ESPAÇO PARA ERRAR AJUDA NAS DESCOBERTAS, AFIRMA EX-ALUNO DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS E DIVERSÃO

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI