Ícone do site Jornal Jundiaí Agora | Nada mais que a verdade | Notícias Jundiaí e Região, Jornal Jundiaí Agora, Jundiaí Notícias, Atualidades Jundiaí

Candidatos e eleitores deveriam ser QUALIFICADOS, diz Lo Monaco

QUALIFICADOS

Candidatos e eleitores deveriam ser qualificados. Esta é a opinião do Marcelo Lo Monaco, da Rede Sustentabilidade, e que está participando do curso do RenovaBr. A segunda parte da entrevista com ele:

Você será candidato nas eleições municipais de 2020? Vereador? Prefeito?

Essa não é uma decisão pessoal, mas do grupo partidário. A Rede vai ter candidato aos cargos de prefeito e de vereador em Jundiaí, mas os nomes ainda serão definidos pelo sistema de consenso progressivo, base das deliberações da Rede Sustentabilidade, que prima pela transparência e horizontalidade orgânica.

Acredita que os eleitores vão procurar candidatos que se preocuparam em passar por uma qualificação como esta?

Eleição é algo que é tratado de forma racional até um certo ponto, mas o componente emocional é bastante forte. Nos diálogos que estamos tendo com a população, percebe-se que os eleitores querem que a política “suba o nível”. Traduzindo, vislumbram candidatos que tenham a honestidade como premissa, mas que também atuem de forma transparente, ética e muito eficiente. Acredito que qualificação pessoal será algo buscado pelo eleitor, sim.

Não acha que os eleitores brasileiros deveriam passar por uma experiência assim?

Se você se refere a uma qualificação do eleitor, penso que a educação política no Brasil precisa, sim, ser aprimorada. Temos de construir esse hábito de diálogo honesto, respeitoso, construtivo, baseado em evidências, fatos, técnicas. A discussão séria e aprofundada das questões públicas deveria ser pauta constante a todos nós. Aproveitando, gostaria de pedir aos cidadãos jundiaienses que procurem fazer um exercício antes das eleições: tentar definir quais valores considera necessários a um candidato a prefeito, a um candidato a vereador. A partir daí, buscar conhecer os candidatos, analisar seus perfis, seus históricos de vida e, principalmente, dialogar sobre isso. Trocando ideias, conclusões, conversando, participando será possível melhorarmos o cenário.

MAIS RENOVABR

POLÍTICA PARTIDÁRIA: PARA LO MONACO, O BRASIL TEM DE ENCARAR O PROBLEMA

CARLOS LOPES ACHA QUE FALTA DIVERSIDADE NA CÂMARA DE JUNDIAÍ

POLÍTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS, NO RENOVABR, A UNIÃO DOS DOIS CONCEITOS, SEGUNDO CARLOS LOPES

PARA EDNEY, COM ATUAIS POLÍTICOS NÃO HAVERÁ MUDANÇA NA POLÍTICA

ALUNO ACREDITA QUE ELEITOR DESCARTA DEMAGOGIAS BARATAS

Nas eleições de 2016 Jundiaí teve quase 400 candidatos a vereador. Vocês não chegam a 10. Como pode haver uma mudança onde a maioria absoluta não se renovou?

A questão quantitativa não é a principal; temos de buscar evidenciar o aspecto qualitativo. A mudança somente virá a partir da eleição de candidatos de fora do cenário atual, que tenham experiência e capacidade de inovação a partir de sólida formação e histórico de atuação voltada ao interesse público, servindo à causa pública. Temos de lembrar que a política serve para a eleição e para negociações, mas para o dia a dia da gestão pública de qualidade é necessário aptidão técnica e estatura ética.

VEJA TAMBÉM

MATRÍCULAS ABERTAS PARA ENSINO MÉDIO + TÉCNICO DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

SERVIDORES PÚBLICOS TÊM 50% DE DESCONTO NA FISK DA VILA VIRGÍNIA

GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD ENSINA A CONCILIAR FÉRIAS E MENSTRUAÇÃO

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI

 

Sair da versão mobile