O complexo esportivo Francisco Dal Santo recebe no próximo sábado(13) e domingo(14) uma série de atrações culturais pelo programa EmCena Brasil. Com entrada gratuita e para todas as idades, a programação do EmCena tem apoio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). A Biblioteca Municipal Nelson Foot terá programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra. Já na próxima semana, no centro da cidade, começará a exposição fotográfica Arigatô Obrigadô Brasil. Confira:

No EmCena serão realizados espetáculos teatrais para crianças e adultos, atividades recreativas, contações de histórias, exibição de curtas, espetáculo circense e teatro de mamulengos. A Cia. Jovem de Dança de Jundiaí, corpo artístico ligado à UGC, também terá uma participação especial no domingo (14), às 19h, com a apresentação da coreografia “Instagrimm”. Uma mistura entre contos dos irmãos Grimm no formato de Stories de redes sociais, “Instagrimm” é a primeira peça de Alex Soares voltada para o público infantil. Baseada livremente em alguns contos conhecidos e outros menos conhecidos, a narrativa mista da coreografia envolve dança, videoprojeções e teatro físico. E, de maneira lúdica e com bom humor, o espetáculo traz um panorama dos estilos de dança e remete a um hibrido entre dança e cinema que tem gerado reconhecimento de crítica e público nas suas criações.

A entrada para o EmCena é gratuita e não é necessário agendamento prévio, com controle de participantes no local. O Dal Santo fica na rua Cica, nº 1.345, vila Rami. Mais informações pelo telefone da UGC: (11) 4585-9750. Confira a programação completa do EmCena Brasil:

Sábado (13)
15h – “Boi Viramundo” (espetáculo para crianças);
16h – Espaço Brincoteca (atividades recreativas e artes manuais);
17h – Amigos da Natureza (contação de histórias);
19h – “Cine Curta Brasil” (sessão de cinema);
20h – “Solagasta” (espetáculo circense).

Domingo (14)
15h – “Antes que o galo cante” (espetáculo para crianças);
16h – Espaço Brincoteca (atividades recreativas e artes manuais);
17h – “As pelejas de Benedito com boi Surubim na fazenda do coronel Libório” (teatro de mamulengos);
19h – apresentação da coreografia “Instagrimm”, da Cia. Jovem de Dança de Jundiaí;
20h – “Ariano – o cavaleiro sertanejo” (espetáculo para adultos).

Biblioteca – Em homenagem ao Dia da Consciência Negra (20), a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (BNF) promove uma programação especial e gratuita para celebrar o tema, com a 5ª edição da ZumbiTECA – Mostra Afro da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot. 

Neste ano, a homenagem será ao escritor jundiaiense Lucas Menóhgrafia, poeta slammer (que participa de batalha de poesias) que teve seu livro póstumo intitulado “Um dia o poeta morre, mas a poesia vive”, lançado em 2021. A cerimônia de abertura acontecerá no dia 29 de novembro, às 19h30 no auditório da Biblioteca. 

A exposição poderá ser visitada até o dia 11 de dezembro, na Área de Exposições da BNF. No dia 11 de dezembro (sábado), das 9 às 13 horas, no estacionamento da Argos e na Biblioteca, será promovido o encerramento da ZumbiTECA, com o Sarau, com a demonstração de uma ‘Batalha de Rimas’ e apresentação de movimentos culturais com a presença de slammers, DJs, hip hop, grafite e apoio ao movimento skatista. 

“Com o tema “Lucas Menóhgrafia e a escrita”, a ZumbiTECA pretende visibilizar a cultura periférica e trazer à cena um diálogo entre os movimentos que encontram na poética da palavra sua forma de interlocução”, explica a diretora do Departamento de Fomento à Literatura, Cícera Escoura. 

Até o dia 25 de novembro, na Área de Exposições da Biblioteca, acontece a Mostra de Caricaturas de escritores do artista Paulo Trilho. São 30 escritores da literatura universal, representados pelo traço preciso e bem-humorado do cartunista. A visitação é de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h30. 

Na programação on-line, a Biblioteca Nelson Foot oferece diversidade:

No dia 13 de novembro, o podcast “Falando de Livros” traz um bate-papo com Alexandre Re, músico, apresentador de TV e autor do livro “O poder está contigo”. O acesso é pelo aplicativo Spotify

O Leiturinha em Casa traz, no dia 18 de novembro, “O Pássaro-da-chuva”, de Monique Bermond, adaptada e contada pela servidora Rosa Maria de Almeida. O acesso é pela página do Facebook da BNF.

O Leitura em Foco apresenta, em novembro, uma seleção de obras do autor brasileiro Lima Barreto, neto de escravos e filho de pais livres, nascido no dia 13 de maio de 1881, exatamente sete anos antes da Lei Áurea colocar um fim na escravidão. Em suas obras é possível ver o tema da escravidão a partir de sua própria experiência.

As indicações literárias do mês seguem a programação especial em celebração ao mês da Consciência Negra, com obras de escritores negros que podem ser conferidos no site da Biblioteca.

Arigatô Obrigadô – Jundiaí receberá entre os dias 16 de novembro a 6 de dezembro, na Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, a exposição fotográfica  “Arigatô Obrigadô Brasil” – uma jornada entre tradição e modernidade”(foto principal), acompanhada de um livro fotográfico e artístico, ambos com aplicativo de realidade aumentada. 

O projeto cultural destaca a importância da influência oriental na sociedade brasileira e contar um pouco da história deste encontro de culturas, valorizando a riqueza das tradições japonesas que ainda hoje permanecem vivas entre os brasileiros e descendentes nipônicos.

Além da exposição fotográfica haverá também a entrega gratuita de um livro com realidade aumentada, experiência que integra por aplicativo o mundo real e virtual em uma experiência única. Na exposição, algumas das imagens impressas terão um selo informando que aquela foto possui realidade aumentada. 

VEJA TAMBÉM

SERÁ QUE CONSIGO MANTER MEU FILHO NUMA ESCOLA PARTICULAR? ASSISTA AO VÍDEO DO ROSA

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI