A Câmara Municipal de São Carlos(foto) abriu Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) para investigar suposta improbidade administrativa do prefeito Airton Garcia(União Brasil), segundo o jornal A CidadeOn. Existe a suspeita de influência indevida da primeira-dama, Rosária Mazzini Cunha, e do filho, Erick, no processo de contratação de uma empresa de Jundiaí. A concorrência pública que renderia R$ 53 milhões por cinco anos, seria para destinação de entulho da construção civil e resíduos de podas de árvores. A reportagem não informa o nome da empresa.
A licitação foi considerada ‘fracassada’ pela Prefeitura de São Carlos já que não existiria mais interesse público nela. Isto ocorreu depois que o Tribunal de Contas do Estado(TCE) apontou irregularidades no certame. De acordo com o texto do jornal, durante o processo ocorreram vários erros com correções publicadas frequentemente. “Uma delas corrigiu o objeto da contratação. Em outra, a administração esclareceu que o contrato seria de cinco anos ao invés de 12 meses conforme o documento original”.
Na reportagem, quem acusa a primeira-dama e o filho dela de agirem politicamente na licitação é o vereador Paraná Filho(PSB), autor do pedido de abertura da CPI. “Acreditamos que a intenção destes agentes políticos, parentes nas pessoas da senhora primeira-dama, a doutora Rosaria, e seu filho, tenham se valido do grau de parentesco com o prefeito para influenciar no direcionamento da licitação dessa empresa de Jundiaí”, disse ele ao jornal. Já o vereador Djalma Nery(PSOL), afirmou no mesmo texto que Rosária e Erick “teriam incorrido em advocacia administrativa, tráfico de influência, facilitando informações” para que a empresa de Jundiaí fosse contratada para o serviço.
Ameaças de morte e revelações – A primeira-dama foi entrevistada pelo A CidadeOn e disse que aguarda ansiosamente para depor na CPI e prometeu revelações. “São coisas muito pesadas. Como o prefeito Airton Garcia está debilitado, estão aproveitando para deitar e rolar em cima de mim já que ele não consegue me defender. Meu filho está longe. Estou sozinha, mas tenho força”. Para ela, existe um grupo político tentando ‘derrubar’ o marido, que passa por três sessões de hemodiálise por semana.

Já o jornal Primeira Página, de São Carlos, publicou que Paraná Filho, escolhido presidente da CPI, está sofrendo ameaças de morte(foto acima). “Já fui ameaçado de morte três vezes. Esses fatos foram relatados para a Delegacia Seccional. A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) também está trabalhando nos casos e algumas diligências serão feitas nos próximos dias. Mas, infelizmente, é uma coisa que há muito tempo eu não via em São Carlos. O vereador sofrer o reflexo político por conta da investigação, é algo que faz parte. Mas, a partir do momento em que isso passa para um ponto de ameaça física, ameaça de morte, aí a gente já passou de todos os limites aceitáveis”, disse o parlamentar.
VEJA TAMBÉM
ISENÇÃO NO IPTU: PREFEITURA DE CAMPO LIMPO MANTERÁ BENEFÍCIO