É claro que não dá para comparar com a tragédia que os gaúchos estão vivendo. Mas, os jundiaienses também sofreram com enchentes por muitos anos. Pelas fotos do acervo do professor Maurício Ferreira, do Sebo Jundiaí, é possível dizer que duas regiões eram mais afetadas: o Vianelo e a Ponte São João. No primeiro caso, quando chove muito forte, a avenida Odil Campos Saes ainda é castigada pelas enchentes. Já os moradores da avenida Antônio Frederico Ozanan, principalmente os que viviam nas proximidades de onde está hoje o Maxi Shopping, tinham as casas invadidas pelas águas do rio Jundiaí. Até que na década de 1990, uma grande obra foi feita, o leito desassoreado, as margens alargadas e as enchentes, como as de outrora, não ocorreram mais. A foto principal foi feita no dia 18 de janeiro de 1970. A 18 01 1970 enchente na Colônia, aí é a rua Luiz Benachio, na Colônia. Se a imagem tivesse sido feita hoje, ao fundo apareceria o terminal de ônibus do bairro.(Foto/Arquivo: Neuza Zinho Beraldi).
Anos 1970: A Ponte Torta suporta o caudaloso rio Guapeva. A construção ao lado não existe mais…
Em Fevereiro de 1976 mais uma enchente no Vianelo.(Foto/Arquivo Ernesto Zambon)
Mais uma foto de fevereiro de 1976 , enchente na Rua João Ferrara, ao fundo a Cica
Foto feita nos anos 1960, na antiga Rua 1, no então loteamento do Jardim Pacaembu. Hoje, é a rua Irmã Francisca Joseph Goossens, que antigamente a Igreja Católica considerava a divisa entre a Ponte São João e o bairro da Colônia. Noivas que moravam no lado com numeração ímpar casavam na Igreja da Ponte e as do lado par, na Igreja da Colônia. Quando chovia forte, as noivas dos dois lados da rua sujavam os pezinhos e as barras dos vestidos…(Foto/Arquivo: Ademir Moda)
Rua João Ferrara, ao fundo a Cica no final dos anos 1950
A rua Vigário J.J. Rodrigues também não escapava das enchentes. Esta foto é da década de 1940. No alto, longe das águas, o Teatro Polytheama, o Grupo Escolar Siqueira Morais e a Escola Industrial.
Mais um transbordamento do rio Guapeva nos anos 1940
De novo o rio Guapeva transbordando. A imagem é do final dos anos 1960, na vila Argos(Foto/Arquivo Edna Fornazieri)
Na mesma época, na mesma vila…(Arquivo Edna Fornazieri)
Taí um cliclista corajoso enfrentando a enchente em uma rua da vila Argos(Arquivo Edna Fornazieri)
Final dos anos 1960: Enchente no Vianelo. Só que de outro ângulo. Esta foto provavelmente deve ter sido feita no início da rua Barão de Jundiaí, onde hoje está o Escadão…
Este é o rio Jundiaí, em 1947, passando pelos fundos da casa nº 323 da Rua Carlos Gomes
Mesmo ano, mesma enchente castigando a Ponte São João. O jeito era usar barquinho para ir e vir…
Fotografia apanhada do “Morro do Grupo”, fixando um aspecto da grande enchente que assolou Jundiaí no ano de 1928.(Foto: Iba Mendes)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES