O site BM&C News colocou Jundiaí entre as cidades que tiveram maior crescimento de microempreendimentos do Brasil. As informações – confirmadas pela Prefeitura – indicou salto expressivo no número de Empresas de Pequeno Porte(EPPs) e Médias Empresas(MEs) no ano passado. O crescimento de 40,8% nas EPPs e 38,6% nas médias empresas reflete a confiança dos empreendedores locais. “A cidade também figura entre os melhores municípios para empreender no Brasil, com infraestrutura de apoio ao e-commerce e capacitações gratuitas”, afirma o site. As EPPs, em Jundiaí, estão concentradas nos setores de Comércio (1.550 empresas) e Prestação de Serviços (1.325), com presença menor na Indústria (77). Já as MEs se distribuem principalmente na Prestação de Serviços (17.712), seguidas por Comércio (6.352) e Indústria (166).
Para o Executivo local, “os dados divulgados pela BM&C News refletem um cenário positivo de retomada do empreendedorismo, especialmente entre as EPPs e MEs. De acordo com o Cadastro Fiscal Mobiliário Municipal, entre os anos de 2023 e 2024 o número de Empresas de Pequeno Porte passou de 481 para 673 empresas ativas. Quanto às microempresas, o crescimento foi de 36,79% no mesmo período, totalizando 3.562 empresas ativas.
“Esse crescimento demonstra a confiança dos empreendedores locais no ambiente de negócios oferecido por Jundiaí, que conta com ampla infraestrutura logística, incentivo ao comércio eletrônico e oferta constante de capacitações gratuitas por meio de programas como o Jundiaí Empreendedora, em parceria com a TVTEC e outras instituições”, afirmou a Prefeitura através de nota.
Mais números – Entre 2022 e 2023, as MEs cresceram 19,78% e as EPPs, 15,35%. Nos mesmos anos foi registrada queda no número de Microempreendedores Individuais (MEIs). Em 2022 eram 3.133 MEIs ativos e no ano seguinte, 2.589. Em 2024, eram 1.667. Os microempreendedoress são isentos de tributos municipais. De acordo com o Executivo, não há estimativa de crescimento anual para eles, embora continuem sendo parte importante da economia local, principalmente no setor de prestação de serviços — segmento que concentra mais de 19 mil registros de MEIs na cidade atualmente.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES