As matrículas no Rosa estão abertas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio+Técnico para 2022. Os interessados devem fazer agendamento pelo telefone (11) 4806-0051. A Escola Professor Luiz Rosa – com mais de 100 anos de experiência em ensinar bem – fica na rua Senador Fonseca, 1182, no centro de Jundiaí.
Saiba tudo o que o Rosa tem:
- O Rosa tem como proposta pedagógica a utilização de Metodologias Ativas, que colocam os estudantes como principais agentes do aprendizado. Através de vários instrumentos como discussões em grupos, práticas e projetos, apresentações e aulas preparadas pelos próprios estudantes, os professores estimulam a iniciativa, a crítica e a reflexão. Embora nossos Maestros orientem e incentivem, quem conduz e é centro do processo, de fato, é o próprio estudante. A Metodologia Ativa é um dos termos mais usados nos últimos tempos dentro da área educacional. Entretanto, poucos o fazem com conhecimento dos seus fundamentos, da sua história e, sobretudo, da sua aplicação e dos seus resultados.
- O capital emocional e ético dos estudantes são os verdadeiros valores a serem trabalhados no Rosa. A escola acredita que os diferenciais nobres são aqueles associados ao ‘ser’: comportamento, personalidade, caráter, ética, autonomia, capacidade de responder ao estresse e às pressões diárias. Neste ponto entram a flexibilidade, habilidade e serenidade, habilidades que são treináveis.
- A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, homologada pelo MEC em 2018, é o conjunto de normas que pretende ser referência nacional para a formulação dos currículos e das propostas pedagógicas, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio. Alinhado às novas diretrizes da BNCC, o Rosa sempre acreditou em uma educação inspiradora que desenvolva, no jovem, a capacidade de enxergar oportunidades, a proatividade e a confiança. A BNCC define competência como a mobilização de conceitos, procedimentos, habilidades práticas, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana e do mundo do trabalho.
- Foi-se o tempo em que o professor derramava seu conhecimento em aulas puramente expositivas para alunos cujo único papel era manterem-se como ouvintes passivos e livres de reflexões mais profundas. A pluralidade de material encontrado na internet, a quantidade exponencial de informações disponíveis sobre um mesmo assunto e, sobretudo, o modelo mental das novas gerações que exigem um papel protagonista para o próprio desenvolvimento mostram que, cada vez mais, o papel do professor e das metodologias no processo de aprendizagem é ser facilitador, estimulando os estudantes para que atinjam e, se possível, superem os objetivos propostos.
- A proposta do Café Filosófico, como Metodologia Ativa, é possibilitar a reflexão, o debate e o questionamento, permitindo ao estudante posicionar-se sobre diferentes temas. Aqui, o papel do professor é o de curador, agindo como um mediador cultural entre os estudantes, verdadeiros organizadores dos eventos, e os demais atores envolvidos em cada encontro. O Café Filosófico propõe aos estudantes o trabalho em equipe e a realização de todo o evento, possibilitando a iniciativa, proatividade e a visão empreendedora. A participação de profissionais, pensadores e outras personalidades da vida regional permite discussões riquíssimas, organizando ideias e estimulando a pesquisa por novos referenciais, ampliando o conhecimento e, como consequência, o poder de reflexão e a capacidade de argumentação.
VEJA TAMBÉM
KAUÊ: EX-ALUNO FALA SOBRE IMPORTÂNCIA DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA
ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI