Representantes da Prefeitura de Jundiaí e da Liga de Escola de Samba(Lijunes) decidiram, nesta noite(5), que os desfiles acontecerão nos bairros onde as escolas têm as respectivas sedes. Como o evento não será oficial, os desfiles serão realizados durante o Carnaval. Nos dois últimos anos, a folia ocorreu em abril, o chamado ‘Carnaval Fora de Época’. Este ano, as escolas entrariam na avenida no dia 26 de abril. Segundo o presidente da liga, durante o encontro também discutiu-se a festa do próximo ano. “Já conversamos e vamos marcar reuniões com foco no Carnaval 2026, que voltará a ser fora de época. Não queremos que os problemas deste ano se repitam no próximo”, afirmou Everson Metal, presidente da Lijunes.
A primeira escola a desfilar será a União do Povo, no dia 1º de março, das 15 às 19horas, no trecho da feira do bairro Morada das Vinhas. No dia seguinte, das 19 às 21 horas, a Leões da Hortolândia tomará a praça do bairro. No mesmo dia e horário, a Império da Maringá, desfilará na rua Maringá. No dia 3, mais duas escolas desfilarão: a Caprichosos, na rua da feira do Eloy Chaves(das 18 às 20 horas) e a União da Vila, na rua Jorge Lima, das 19 às 21 horas. A Arco-Íris será a última escola a desfilar. Será no dia 4, das 18 às 20 horas, na avenida dos Ferroviários.
Entenda – O evento chegou a ser cancelado pela Prefeitura por falta de verba. No entanto, a Liga Jundiaiense de Escolas de Samba(Lijunes) buscou alternativas. Na noite do último dia 31, representantes da Unidade de Gestão de Cultura(UGC), sambistas e vereadores realizaram reunião. A Lijunes e as escolas de samba enfatizaram que queriam levar a festa à população. Foram apresentadas duas propostas: realizar os desfiles na Cidade Administrativa com verbas reduzidas ou desfilar nos bairros onde ficam as respectivas sedes das agremiações.
Há cerca de duas semanas, a gestora de Cultura, Clarina Fasanaro, afirmou que o cenário financeiro, os trâmites necessários e os impedimentos legais de destinação de recursos públicos sem a devida contrapartida inviabilizaram a realização do desfile das escolas para este ano dentro do plano de trabalho apresentado em maio de 2024 pela Liga à Prefeitura que previa ações com início em setembro do mesmo ano. Segundo a atual gestão, a administração passada não deu prosseguimento às ações necessárias, mesmo após reiteradas cobranças por parte da Lijunes.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES