Nas últimas férias de verão da West Broward High School, na Flórida, Estados Unidos, Victória Manzato, de 14 anos, veio para o Brasil e assistiu a uma aula na Escola Professor Luiz Rosa, em Jundiaí. Ela é sobrinha da professora Judite, de História, e queria conhecer como uma escola brasileira funciona. Em apenas um dia ela viu que a rotina de um estudante brasileiro é muito diferente da dos alunos das escolas do EUA. Lá, segundo ela, é igual ao que os filmes retratam. Nas próximas férias, Victória(na foto ao lado, ela é a segunda garota da direita para a esquerda), quer participar de mais aulas do Rosa. A entrevista com ela:
Você nasceu em Jundiaí?
Não! Nasci e moro em Miami, Flórida.
Qual o nome da sua escola? Como é o curso que faz?
Minha escola se chama West Broward High School. Sou uma freshman(está no primeiro ano, ou seja, é uma caloura). Faço Algebra 2, Química, Geografia, Inglês, Debate, Drama, Digital Mídia. Tenho um período livre para estudar que é chamado de Study Hall.(Na foto ao lado, Victória é a menina do meio)
O que leva uma adolescente a deixar as férias de verão para fazer intercâmbio, no meio do ano?
Minha tia Judite é professora de História do Rosa e fui visitá-la para conhecer esta escola. Ano que vem, nas minhas férias, visitarei o Brasil de novo. Gostaria de ir visitar a escola Professor Luiz Rosa por mais dias.
Quais as principais diferenças entre o ensino do país onde você mora e o Brasil?
Em apenas um dia no Rosa percebi muitas diferenças. Na Flórida, na minha escola, as salas de aula são muito mais quietas. Aqui os alunos mudam de classe e não o professor. Não temos aula com os mesmos alunos em todos os períodos. Cada aluno está num nível diferente e pode escolher as matérias de sua preferência. Aqui não há uniforme como no Brasil. Podemos usar o que queremos no High School. Os meus dias são mais longos, começam às 7h40 e terminam às 14h40. E depois faço outras atividades na escola à tarde. Começam às 15 e vão até as 17h30. Outra diferença é que tenho 40 minutos de almoço.
VEJA TAMBÉM
NAS FÉRIAS, MELISSA DEIXA PORTUGAL E VEM ESTUDAR NA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA
E o que os estudantes brasileiros perguntaram sobre a sua rotina nos Estados Unidos?
Eles perguntam se o ensino aqui é igual ao que é retratado pelos filmes. Sim, é tudo igual. Tem os jogadores de futebol, a cheerleaders(líderes de torcidas), os grupinho de mean girls(meninas malvadas), bailinhos, brigas e tudo mais. Nestas fotos apareço com as minhas amigas, cheeleardes, participando de evento que acontece todo início de ano escolar chamado Homecoming Week. É uma semana de boas-vindas aos novos alunos. Nela ocorrem gincanas, festas e jogos. Termina com um baile, sempre num sábado à noite.
E o que os seus amigos americanos acham do ensino no Brasil?
Eles acham estranho. Todos no High School fazem as mesmas matérias. Os professores é que mudam de sala e não os alunos.
Já está pensando na faculdade que irá fazer? Pode adiantar?
Quero fazer universidade em Connecticut, chamada Yale. Quero estudar jornalismo. Mas estou aberta para outras possibilidades. Como ciências políticas e sociologia.
VEJA TAMBÉM
ESTOU NA MENOPAUSA E SEMPRE ‘P. DA VIDA’. POR QUE, GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD?
ALUNOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA PARTICIPAM DO PROGRAMA ‘ALTAS HORAS’
CLIMA DE HELLOWEEN TOMA CONTA DA FISK DA VILA VIRGÍNIA. VEJA VÍDEO
QUER MORAR NUM CONDOMÍNIO TOP? CHAME O CORRETOR CAMPOS SALLES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES