Rotas Esportivas, de Taha, avança: iluminação, segurança e hidratação

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A proposta do vereador e presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha(foto), que prevê criação de Rotas Esportivas em Jundiaí tem avançado. A ideia foi tema de projeto de lei de autoria do parlamentar, aprovado em 2021. Desde então e até antes da aprovação, Faouaz vinha mantendo diálogo constante com o Poder Executivo para que a lei possa ser colocada em prática. Neste ano, os trabalhos foram retomados com maior atenção. “Agradeço a Unidade de Gestão de Esportes que tem se empenhado muito em construir essa proposta conosco. Sem a Prefeitura, não temos a estrutura necessária para poder oferecer essa oportunidade à população”, diz o parlamentar.

A lei das Rotas Esportivas começou a ser pensada ainda no primeiro mandato do vereador, como lembra Faouaz. “Sou educador esportivo de formação e sempre busquei incentivar a atividade física como um meio de qualidade de vida e prevenção de doenças. Fiz algumas leis neste sentido e, com a pandemia em 2020, eu e minha equipe passamos a pensar em medidas que também considerassem esse momento difícil e formas de fomento às práticas esportivas que pudessem ser feitas ao ar livre e em condições de segurança. Assim, surgiu a proposta”, afirma.

Para isso, em paralelo à aprovação da lei, Faouaz mapeou algumas avenidas da cidade que já são utilizadas pela população para prática esportiva e levou esse estudo ao Executivo, para que as avenidas possam ser melhores sinalizadas, com segurança, iluminação adequada, totens explicativos e até com a instalação de pontos de hidratação. “Acreditamos que a avenida Caetano Gornatti, no Engordadouro, possa ser um primeiro projeto-piloto e estamos em diálogo com a Unidade de Gestão de Esportes para concretizar. Em relação aos pontos de hidratação, também conversamos com a DAE S/A que foi muito parceira e nos orientou”, reforça o vereador.

A proposta das Rotas Esportivas também foi discutida com profissionais da área e o Conselho Técnico do mandato do vereador. Segundo Faouaz, o objetivo a longo prazo é que as rotas integrem praças, parques, outras avenidas e até trajetos regionais que liguem as cidades vizinhas.

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