No início deste mês vencemos mais uma etapa importante da nossa jornada familiar: uma as minhas filhas se formou na faculdade e foi uma grande alegria. Quem é mãe (e os pais também, claro) sabe como torcemos por nossos filhos, para que consigam realizar seus sonhos, que sigam por um caminho do bem, para que se tornem cidadãos. Não sei se você leitor ou leitora concorda comigo, mas eu acredito que a maior herança que podemos deixar para nossos filhos é, sem dúvida, uma boa educação e uma boa formação.
Como já contei aqui várias vezes, sou mãe de gêmeas e uma delas, a Laura, formou-se o ano passado, o que já foi um enorme motivo de orgulho e felicidade. E agora foi a vez da Luisa festejar o final do seu ciclo de estudos formais. Como o tempo passa…
Parece que foi ontem que as meninas nasceram, miudinhas, num dos dias mais frios do ano 2000. E com elas nasceu a expectativa, típica de mãe, sobre o futuro. Num piscar de olhos, as duas bebês já estavam indo para a escolinha, aprendendo a desenhar as primeiras letras, a falar o abecedário e a contar até 10, 20, 30…100 e a escrever os nomes. A cada dia um novo desafio superado e vinham mostrar pra gente, com todo o orgulho as folhas de sulfite preenchidas com letrinhas ainda imperfeitas.
Aí veio mais uma etapa, o ensino fundamental, com matérias muito mais desafiadoras, trabalhos elaborados e provas, muitas provas. Os estudos tornaram-se mais intensos e as disciplinas foram se complicando. Mas o desafio maior estava por vir, chamava-se ensino médio pré-vestibular, esse sim desestrutura o psicológico dos estudantes e, consequentemente, dos pais.
OUTROS ARTIGOS DE VÂNIA ROSÃO
SESSENTONAS BOTAM PARA QUEBRAR
HARMONIZAÇÃO FACIAL OU DEFORMAÇÃO RADICAL?
Mas o ingresso na faculdade apaga todos os dias de estresse e ansiedade. E aí começa outro ciclo de preocupação, ainda mais se a filha vai estudar a mais de 300 quilômetros de casa. O coração fica apertadíssimo e foram cinco longos anos convivendo com a saudade, as preocupações, os medos típicos de mãe. Pois é, tudo isso ficou para trás nas últimas semanas, quando vi minha filha receber o seu diploma. Um misto de emoção, orgulho e encantamento, afinal, foram tantas etapas vencidas e eu me lembro com saudade de cada uma delas, mesmo com todos os perrengues que, aliás, pra mim já não tem a menor importância.
A vida é construída por etapas e precisamos viver cada uma delas com coragem para podermos avançar para o próximo desafio. E quando percebemos, o tempo passou tão depressa que o jogo da nossa existência já está quase em sua etapa final. Só posso agradecer, e muito, ter vivido todos esses momentos que culminaram com a formatura das minhas das meninas e, claro, continuar a torcer pelo futuro delas. As preocupações agora são outras, afinal, cabeça e coração de mãe não descasam nunca.(Foto: Anastasia Shuraeva/Pexels)

VÂNIA ROSÃO
Formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Trabalhou em jornal diário, revista, rádio e agora aventura-se na Internet.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES