Originária da região do Vêneto, no nordeste da Itália, e reconhecida por seu potencial na produção de vinhos frizantes, a uva Incrocio Manzoni será plantada, a partir de setembro, no vinhedo experimental da Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani, em Jundiaí. As uvas Incrocio Manzoni resultam de cruzamentos promovidos pelo professor Luigi Manzoni, na década de 1930, em Conegliano. Entre as variedades mais notáveis estão Manzoni Bianco 6.0.13 (Riesling Renano x Pinot Bianco) e Manzoni Rosa 1.50 (Trebbiano x Traminer), amplamente utilizadas em vinhos frizantes e tranquilos com perfil aromático expressivo.
O projeto integra o trabalho realizado no Centro de Enologia do Estado de São Paulo da Etec Benedito Sotorani, que desenvolve pesquisa aplicada para testar a adaptação de variedades italianas de ciclo curto ao terroir paulista, com foco na formação técnica de excelência e no fortalecimento da vitivinicultura regional. A iniciativa é resultado de mais uma etapa da parceria entre a unidade do Centro Paula Souza (CPS) e o Instituto de Viticultura e Enologia Isiss G.B. Cerletti, de Conegliano – a mais antiga escola de enologia da Itália – com apoio do Instituto de Culinária Italiana para Estrangeiros (ICIF) no Brasil.
Desde 2024, o vinhedo da unidade recebe variedades autóctones italianas, a primeira foi a Tocai Rosso. Estão previstas ainda as plantações das uvas Croatina, Corvina, Durella, Vermentino e Malvasia del Lazio, entre outras.

As atividades envolvem os alunos do curso técnico em Viticultura e Enologia, que participam de todas as etapas: do preparo do solo ao plantio e condução das mudas. O objetivo é formar profissionais qualificados para atender às exigências do mercado e impulsionar a produção de vinhos diferenciados no Estado de São Paulo. Além das variedades da parceria, são produzidas na Etec outras cultivares viníferas já adaptadas ao Brasil, como Sauvignon Blanc, Merlot, Syrah e Cabernet Franc. Mais do que ensinar técnicas, a Etec proporciona aos estudantes a oportunidade de vivenciar experiencias reais de vitivinicultura, do plantio à degustação.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES