O Brasil precisa passar por um exorcismo. Não há outra explicação para a série de horrores sofrida nestes tempos. Destruição da floresta amazônica, incêndio no Pantanal, agressão a todos os biomas, invasão de terras indígenas, cedidas à exploração selvagem, desmanche das estruturas de tutela ambiental. Ou seja: acelerado extermínio do futuro.

Não é só. Como conviver, no país do “agro é pop, agro é tudo”, com mais de vinte milhões de brasileiros passando fome, enquanto outros muitos milhões padecem igualmente de insegurança alimentar?

Além do desemprego que avança cruel, recessão e estagflação já estão fazendo companhia à sofrível economia tupiniquim. Por isso é que os brasileiros que podem fogem rumo à civilização. Primeiro foi fuga de cérebros, diante do desinvestimento em pesquisa e cultura. Depois foi a diáspora dos desempregados. Agora é a classe média que quer respirar ares menos poluídos.

Não é preciso um exorcismo para refrear a “aura sacra fames” dos políticos profissionais? Faz sentido um Fundo de quase seis bilhões para alimentar a vaidade, enquanto irmãos morrem de inanição e de Covid?

Somente um exorcismo para que o Brasil reflita em torno à violência que sacrifica dezenas de milhares de jovens a cada ano. Exorcismo para que as armas, instrumento letal, feito para matar, sejam banidas e deixem de ser fabricadas.

Exorcismo para inibir as mentiras, as falsidades, a maledicência, o egoísmo, a ironia, o sarcasmo, o deboche, que grassam nas redes sociais e que distanciam as pessoas, fazendo com que cada qual fique no seu “cercadinho”, onde aquele que pensa de forma diversa não pode chegar.

OUTROS ARTIGOS DE JOSÉ RENATO NALINI

CONSUMO INTELIGENTE E SUSTENTÁVEL

É O FIM…

A SECA VEM A GALOPE

A mais inteligente estratégia do demônio é fazer as pessoas acreditarem que ele não existe. Assim como fazê-las negar o valor da ciência, repudiarem a vacina e a proteção contra o vírus que já levou mais de seiscentos mil e que chegará, com as novas cepas, a matar mais de um milhão de semelhantes. Por isso hão de ser convocados os exorcistas, mas também os crentes de outras confissões, as pessoas de boa vontade e todas aquelas que sonham com um Brasil melhor. Mais humano, mais fraterno, mais unido. Pensando nesse país dos nossos sonhos é que devemos exorcizar o Brasil.(Foto: Agência Brasil/Brasil de Fato)

JOSÉ RENATO NALINI

Desembargador aposentado, reitor da Uniregistral, docente da Pós-graduação da Uninove e Presidente da Academia Paulista de Letras.

VEJA TAMBÉM

ESPAÇO PARA ERRAR AJUDA NAS DESCOBERTAS, AFIRMA EX-ALUNO DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS E DIVERSÃO

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI