No início deste mês, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural(Compac) discutiu pedido de ex-funcionário da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Ele solicitou que o Espaço Expressa volte a se chamar Complexo Fepasa devido a história do local. Na Imprensa Oficial do último dia 12 foi publicado que “pelo conselho foi solicitado um alinhamento institucional, precedentes locais, percepção pública para melhor posicionamento em relação ao nome proposto. A maior parte dos conselheiros acham melhor que o local volte a se chamar Complexo Fepasa”. A Secretaria Municipal de Cultura(SMCULT) informou que ainda não há definição sobre a mudança do nome.
O pedido do ex-funcionário foi formalizado via SEI nº 24.408/2025. Os conselheiros do patrimônio cultural, de acordo com a secretaria, discutiram a possibilidade de adoção de nomenclaturas como ‘Complexo da Companhia Paulista de Estradas de Ferro’ ou ‘Complexo Fepasa’. Já a SMCULT lembrou que o Espaço Expressa reúne serviços e equipamentos públicos, como a própria Secretaria de Cultura, o Arquivo Histórico Municipal Professora Maria Ângela Borges Salvadori, o Museu dos Ferroviários, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, a Secretaria Municipal de Habitação Social, o Poupatempo e a FATEC. “Por este motivo, a SMCULT é favorável à manutenção da denominação ‘Espaço Expressa’ para o espaço ocupado pela Secretaria de Cultura. Para o conjunto do complexo, entretanto, a adoção de nomenclatura vinculada à antiga Fepasa pode ser considerada, respeitando tanto a identidade histórica quanto a função atual do espaço”, explicou através de nota.
Histórico – O anúncio de que o Complexo Fepasa passaria a se chamar Expressa ocorreu no dia 9 de setembro de 2022, durante a reabertura do Museu Ferroviário que tinha passado por reformas. O então prefeito Luiz Fernando Machado anunciou investimentos de R$ 6,5 milhões no local e um novo conceito de ocupação agregando qualidades de parque. A nova nomenclatura foi escolhida depois de pesquisas e estudos realizados com pessoas que fazem uso do espaço, segundo o que foi divulgado na época.
O então responsável pela Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, disse na ocasião que “Expressa evoca o dinamismo e a tradição ferroviária deste espaço, construído a partir do final do século 19 para ser as oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Mas, principalmente, este novo nome faz um aceno ao seu futuro e à sua vocação como espaço de Cultura e de criatividade”.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES










