O vereador Paulo Sérgio Martins apresentou projeto, em julho do ano passado de 2023, autorizando a implantação de faixa exclusiva para motociclistas em todas as vias públicas da cidade, a Faixa Azul. O corredor destinado para motociclistas vem dando resultados em São Paulo, segundo ele. “A Faixa Azul é uma solução eficaz para redução de acidentes com motocicletas. Desde quando foram implantadas, conseguiu zerar o número de mortes de motociclistas nas vias onde foi implantada. Segundo dados da Companhia de Engenharia e Tráfego(CET), nestes trechos foram registradas 98 ocorrências, sendo 44 sem feridos, 51 com feridos leves e oito com gravidade”, argumenta o parlamentar. A proposta será votada nesta terça-feira(19), na Câmara Municipal de Jundiaí.
Segundo matéria publicada no Estadão da época, os motociclistas passaram a ocupar o topo da lista de principais vítimas do trânsito de São Paulo durante a pandemia de Covid-19. Na época, o número de motos nas ruas aumentou consideravelmente devido ao crescimento da procura pelos serviços de delivery. O número de acidentes e mortes também aumentou.
A CET afirma que 1,3 milhão de motociclistas circulam pela cidade de São Paulo, com a média de uma morte por dia. A Faixa Azul teve início há 16 meses e está presente em 14 quilômetros de avenidas e ruas. De acordo com dados da CET, o projeto reduziu o risco de acidentes em três vezes para quem usa a faixa na Avenida 23 de Maio e em cinco vezes na Avenida dos Bandeirantes.(Foto: Prefeitura de São Paulo)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES