O casal de médicos Roberto e Ingrid Ramos Rocha e Silva, além da filha, Helena, divulgaram vídeo no qual afirmam estar com coronavírus. Ele é cirurgião cardíaco. Ingrid, ginecologista. Nas imagens(abaixo), a família revela as dificuldades que teve para fazer os exames que comprovaram a doença. O Comitê de Enfrentamento ao Coronavirus rebateu às críticas nesta manha(20). O prefeito Luiz Fernando Machado afirmou que pedirá investigação sobre as circunstâncias em que o vídeo foi feito.
Roberto e Ingrid são os primeiros casos confirmados de coronavírus da cidade. Eles tiveram contato com uma pessoa que veio da Itália. A situação deles foi divulgada ontem pelo comitê e abriu a estatística de casos positivos na cidade. Os nomes não foram divulgados na ocasião. Helena, segundo o pai, só foi diagnosticada clinicamente. Ou seja: ainda não fez o teste.
Live – Assim que o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus soube do vídeo dos médicos, colocou no ar uma live para esclarecimentos. Sobre a dificuldade de fazer exame na rede pública ou privada, Tiago Texera, gestor de Saúde, disse que precisa saber onde e como tudo ocorreu. “Os pacientes preenchiam os critérios do Ministério da Saúde para fazer os exames? O que eles relataram?”, questionou o gestor. Para Texera está claro: a triagem descartou estes pacientes por não preencherem todos os critérios.
O Comitê já entrou em contato com os hospitais onde casal trabalha para colocar em quarentena todos que estiveram em contato com ele. “Todo hospital tem uma comissão para cuidar da saúde dos funcionários. Esta comissão poderia ter afastado estes médicos. Falar simplesmente que não conseguiram fazer o teste não basta para nós. Precisamos entender o que aconteceu tanto na rede particular como pública”, repetiu Texera.
Já o prefeito Luiz Fernando Machado, na mesma live do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, deixou bem claro que “não há no mundo todo testes para atender quem acha que está com coronavírus. É preciso priorizar”. Além disto, o prefeito disse que dará orientação para que as circunstâncias que envolvem o vídeo sejam investigadas.
Nota oficial – No final da manhã, o Executivo divulgou a seguinte nota sobre o episódio:
A Prefeitura de Jundiaí lamenta o posicionamento adotado pelos médicos do setor privado. Como profissionais do setor, estão orientados e conscientes sobre os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a realização dos testes. Exatamente por conta do não preenchimento dos requisitos protocolares, os exames não foram realizados nem mesmo no hospital particular em que trabalham. Desde ontem, após determinação federal, os exames serão realizados apenas nos casos graves da doença, tendo em vista a não disponibilidade mundial do teste para todos. A única forma de combater o Novo Coronavírus é o isolamento social, para evitar a circulação e a transmissão entre as pessoas. Estudos apontam que 80% da população será acometida pela doença e não apresentará sintomas. Entre 10% a 15% apresentarão sintomas brandos e até 5% sintomas graves.
VEJA TAMBÉM
SAIBA O QUE PODE CAUSA CANDIDÍASE NESTE VERÃO. CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO
NA FISK DA VILA VIRGÍNIA, NA RUA DO RETIRO, PARCERIA ESPECIAL COM A CDL
VEJA COMO FOI A 103ª FORMATURA DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI