Favelas e comunidades: Faouaz quer programa de empreendedorismo

favelas e comunidades

O presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, vereador Faouaz Taha(PSDB), apresentará, neste semestre, projeto de lei que cria o Programa de Incentivo ao Empreendedorismo Social nas Favelas e Comunidades locais. Segundo a proposta o programa será executado pela sociedade civil por meio de palestras, oficinas e capacitações ligadas ao empreendedorismo “como instrumento não apenas de fomento econômico mas de cunho social, com promoção do acesso a direitos e visibilidade à criatividade das populações beneficiadas”. A proposta está apta para ir a plenário.

Faouaz(acima), na justificativa do projeto, afirma que ações desenvolvidas em favelas e comunidades podem ter um impacto considerável na mudança da vida das pessoas que vivem nessas áreas mais vulneráveis, mesmo que sejam realizadas por um pequeno grupo. Tais ações, em lugares com baixo índice de desenvolvimento socioeconômico, podem ter um impacto considerável no progresso do próprio município e do País como um todo.

“Segundo trabalho apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, do UniCEUB (Centro Universitário de Brasília), embora bastante abordado como um dos pilares do desenvolvimento sustentável – seja no mundo empresarial, como nos setores de governo e organizações não-governamentais -, o empreendedorismo social se torna um desafio ao não ser ainda tão direcionado para grande parte da população mundial que está abaixo da linha da pobreza, aproximadamente 25%, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Essa população que vive em favelas e em áreas de risco, sem condições mínimas de sobrevivência e sem perspectiva de mudança, justamente precisa de políticas de desenvolvimento. Este projeto de lei visa incentivar o acesso ao empreendedorismo social nas favelas e comunidades, como um agente transformador que permita valiosa metodologia de desenvolvimento não somente econômico e social, mas também individual, proporcionando sustento das próprias famílias, autonomia financeira, além do exercício de cidadania. Por consequência, os beneficiados serão responsáveis pelo progresso de suas comunidades”, conclui Fauoaz, que também é presidente do Parlamento da Região Metropolitana de Jundiaí.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES