A Prefeitura de Jundiaí contratou o Fórum Brasileiro de Segurança Pública(FBSP) para realizar estudos e pesquisas com objetivo de elaborar diagnósticos da violência e um plano de segurança para a cidade. O valor estimado do contrato, de seis meses, é de R$ 482 mil. A informação foi publicada na Imprensa Oficial(IO) do Município do último dia 16. O Executivo dispensou a realização de licitação “por se tratar de instituição brasileira, sem fins lucrativos e de inquestionável reputação ético-profissional. Quanto ao valor, é compatível com as práticas de mercado”, informa a IO.
Em 2006, o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo fez um diagnóstico da violência para a Prefeitura de Jundiaí. A nova pesquisa irá atualizar os dados do trabalho realizado há 16 anos. O FBSP também trabalhará na construção do Plano Municipal de Prevenção da Violência e Promoção da Segurança Pública. A realização do estudo estará vinculada à Unidade de Gestão de Segurança Municipal(UGSM).
“Em primeiro momento, o diagnóstico tem como objetivo geral identificar a dinâmica da violência na cidade – os delitos e outras manifestações da violência, frequência e distribuição espacial, o perfil dos agentes envolvidos (agressores e vítimas) e alguns outros fatores relacionados, visando medir a evolução da violência entre os anos de 2006 a 2021, analisar esses dados a partir das intervenções feitas pelo município no período, identificar possíveis cenários para os próximos anos e, por fim, delinear diretrizes básicas de atuação governamental , com vistas ao ano de 2030, buscando reduzir gradativamente os crimes e a violência – em sua quantidade e intensidade. O estudo também visa melhorar e ampliar a rede de proteção social, promover a qualidade de vida e a utilização segura da cidade e ampliar a sensação de segurança da população”, afirma a justificativa da contratação.
A escolha do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ainda conforme a justificativa, se deu devido à inquestionável qualificação ético-profissional na área de segurança pública, sendo uma organização integrada por pesquisadores cientistas sociais, gestores públicos, policiais federais, civis e militares, operadores da justiça e profissionais de entidades da sociedade civil, que juntos contribuem para dar transparência às informações sobre violência e políticas de segurança e encontrar soluções baseadas em evidências. Produz conhecimento qualificado sobre políticas públicas, além de sistematização de pesquisas e indicadores da área. As informações geradas pelo FBSP têm contribuído para constituição de uma grande plataforma de conhecimento, cujos principais produtos são as várias edições do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, no qual são compilados e analisados dados estatísticos coletados por meio de diversas fontes oficiais. A organização possui também centenas de projetos técnicos que foram executados por parceiros públicos (União, Estados, Municípios, Ministérios), privados (fundações e institutos), ONGs, organismos internacionais e acadêmicos, os quais podem ser verificados no site da organização.
VEJA TAMBÉM
ORÇAMENTO ESTADUAL: AUDIÊNCIA EM JUNDIAÍ SERÁ EM MAIO
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI











