Do que se trata a fé? No nosso cotidiano, fé e religião estão intrinsecamente relacionadas. Embora, em quase todas as culturas existe, pelo menos, uma expressão que nos autoriza chamar de religiosa, elas diferem entre si, quanto à origem e conceitos principais, mas, costumam partir da tentativa do homem em encontrar respostas a problemas para os quais a razão humana não seria suficiente. Ou seja, na esfera da religião, não se necessita de uma demonstração racional para aquilo que se professa como verdade, mas a fé não é, necessariamente, oposta à razão.

Temos fé de que vai chover, pois a Maju (Jornal Nacional) disse que havia essa possibilidade. E choveu! Fé de que vamos tirar boas notas, afinal estudamos para a prova; fé de que nosso time vai ganhar; fé de que o regime vai dar certo, embora não inclua os finais de semana nele.

Essa fé é diferente daquela que depositamos em nosso Deus? Creio que não. Ambas cingem-se pelo tipo de fé raciocinada, uma fé com razão de ser, embora, aparentemente, não possa tocar nem ver meu Deus, mas eu sei que ele está lá, ali, aqui e acolá – Onipresente. Simplesmente sei. Eu sinto. Através do amor pelos meus filhos, do espetáculo da natureza, dos gestos espontâneos de caridade entre as pessoas.

OUTROS ARTIGOS DE ELAINE FRANCESCONI

REMÉDIO X VENENO

QUANDO, COMO E POR QUE DEVO TRATAR MINHA PELE

A MAIOR EMOÇÃO DE TODAS AS MAIORES EMOÇÕES DO MUNDO

ESPECIAL HOMENS (PARTE 5): SOU VAIDOSO, NÃO METROSSEXUAL

ESPECIAL HOMENS(PARTE 4): MEDO DE MÉDICO? EU NÃO!!!

ESPECIAL HOMENS (PARTE 3) – O DIA DELES

ESPECIAL HOMEM (PARTE 2) – O QUE PODE ATRAPALHAR O GLORIOSO MOMENTO DE SER PAI

ESPECIAL HOMEM: A HORA DE TESTAR A MÁQUINA

SWIFTIES, MULHERES DE 50 MAS COM CORPO E MENTE DE 30

AS ESQUISITICES DO CORPO HUMANO

MEMÓRIA SELETIVA OU MEMÓRIA CONVENIENTE?

ALGUÉM SABE QUANDO É HORA DE TRATAR OS ‘VASINHOS’?

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: A TPM É PERIGOSA PARA OS HOMENS

Eu só não consigo entender quando o ser humano subverte a ordem natural do Universo e usa dessa fé para destruir, roubar, pisotear, humilhar, entre outros verbos menos nobres.

Essa semana, pela décima nona vez, recebi um folhetim de propaganda de uma senhora, MÃE LUIZA, que alega “abrir seus caminhos” e acabar com problemas tais como: desânimo, doenças, impotência sexual, frieza, problemas amorosos, casamento em decadência, filhos problemáticos, desemprego, más condições financeiras, inimigos ocultos, amarração para o amor, dentre outras maracutaias, utilizando-se de búzios e cartas de tarô, inclusive, dando garantia de sucesso absoluto.

Ok. Agora é demais. Gostaria de conhecê-la apenas para tomar conhecimento de suas garantias. Fiquei muito curiosa.

Veja bem, nada tenho contra a forma de se ganhar a vida, desde que seja honesta e essa forma não me parece nem um pouco. Ela usa da credulidade, da necessidade e inclusive do desespero, da desesperança das pessoas.

A educação no Brasil foi sucateada, assim como as polícias (civil e militar), o exército (não estavam aceitando os rapazes por falta de verba para mantê-los), os hospitais (pessoas sendo atendidas em corredores mofados, médicos sem luvas para trabalhar). A nossa política está totalmente dominada pela corrupção há anos. Tantos anos que gostaria de poder reinicializar o país e ter uma nova descoberta, talvez não por Pedro Álvarez Cabral, o que já seria um grande benefício.

E então me deparo com mais gente explorando sua própria gente e penso que ainda falta muito para chegarmos a algum lugar de decência moral.

LEIA TAMBÉM:

ESPECIAL HOMEM: A HORA DE TESTAR A MÁQUINA

CHAMAR ALGUÉM DE GORDO É FALTA DE EDUCAÇÃO; DE PLUS SIZE PODE…

O MÊS DE JUNHO, OS TRÊS SANTOS, OS CASAIS E O AMOR

SWIFTIES, MULHERES DE 50 MAS COM CORPO E MENTE DE 30

AS ESQUISITICES DO CORPO HUMANO

MEMÓRIA SELETIVA OU MEMÓRIA CONVENIENTE?

ALGUÉM SABE QUANDO É HORA DE TRATAR OS ‘VASINHOS’?

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: A TPM É PERIGOSA PARA OS HOMENS

CHAMAR ALGUÉM DE GORDO É FALTA DE EDUCAÇÃO; DE PLUS SIZE PODE…

O MÊS DE JUNHO, OS TRÊS SANTOS, OS CASAIS E O AMOR

Falta muito para que a ignorância perpetuada por anos de abandono escolar, professores mal preparados e um círculo vicioso quase impossível de regeneração, onde a influência é mais importante que a competência, onde a escolha não se pauta pela meritocracia, e manter o povo ignorante é a força e o poder para guiá-lo como meros fantoches, eu quase desanimo, mas, resisto e então me recordo que para formar um rio imenso como o Amazonas, foi preciso reunir gota a gota em sua nascente.

Assim somos nós. As gotas necessárias para provocar uma enchente, um tsunami de mudanças em nosso país, mostrando as vísceras deste gigante adormecido. Mas isso só depende nós.


ELAINEELAINE FRANCESCONI

Bacharel em Zootecnia (UNESP Botucatu). Licenciatura em Biologia (Claretiano Campinas). Mestrado (USP Piracicaba) e doutorado (UNICAMP Campinas) em Fisiologia Humana. Professora Universitária e escritora