FECHAMENTOS DE EMPRESAS: queda de 20% no ano passado

fechamentos de empresas

O número de fechamentos de empresas em Jundiaí teve queda de 20% entre 2019 e o ano passado. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, há dois anos foram encerradas 3.200 inscrições. Já em 2020, 2.559 empresas encerraram atividades.

Em 2019, os fechamentos de empresas atingiram principalmente o comércio com 790 cancelamentos no Cadastro Fiscal Imobiliário do município. Quarenta e nove ambulantes e 28 indústrias também aparecem nas estatísticas daquele ano.

Das 2.559 inscrições canceladas em 2020, 1.876 referem-se ao comércio; 37 ambulantes e 28 indústrias. De acordo com o Executivo, os números apontam uma situação de normalidade no comparativo com anos anteriores.

Aberturas – Em janeiro de 2020 foram abertas 585 empresas. Destas, 285 são de microempreendedores individuais (MEI). Em janeiro de 2021, foram registradas 570 novas empresas, sendo 206 de microempreeendedores.

A área de alimentação e de prestação de serviços foi a mais registrada pelo cadastro da Prefeitura. De maneira geral, a maioria dos novos negócios são de pequenas empresas, autônomos e profissionais liberais.

Com relação à arrecadação, em 2019, foi de pouco mais de R$ 19 milhões. No ano passado, a arrecadação caiu um pouco: R$ 18.558 milhões. A perda de arrecadação foi gerada pela redução expressiva da atividade econômica.

Previsão para 2021? A Prefeitura afirma que não é possível estimar o número de aberturas empresas para este ano por conta da Covid-19.

“Jundiaí conta com ambiente legal, econômico e de negócios extremamente favorável ao registro e licenciamento de empresas de todos os portes. Em janeiro deste ano, pesquisa divulgada pela Endeavor aponta Jundiaí como a quinta cidade do Estado de São Paulo e a oitava no ranking nacional mais qualificada para abrir um negócio. Jundiaí aparece como um dos melhores ambientes de negócios do país, que favorece o empreendedorismo, à frente de cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba. Os dados são do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), um dos mais tradicionais levantamentos do ambiente de negócios no país, organizado pela Endeavor – organização de estímulo ao empreendedorismo presente em 18 países”, afirma nota divulgada pelo Executivo.

Como fazer – Os interessados em obter o Alvará de Funcionamento devem formalizar o pedido pelo Balcão do Empreendedor, o sistema de licenciamento de atividades é digital. Na própria ferramenta é oferecido um passo a passo. As informações estão disponíveis no link https://balcaodoempreendedor.jundiai.sp.gov.br/.

VEJA TAMBÉM

CONTROLE DE PESO E ALIMENTAÇÃO PARA GESTANTES. ASSISTA A MAIS UM VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI