Jundiaí conta hoje, de acordo com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), com 310 feirantes cadastrados e trabalhando em feiras e varejões. Este número vem permanecendo a média devido as desistências e inclusões. O maior volume de público atualmente está concentrado na Vila Arens, com 62 feirantes e média de público de 5 mil pessoas por domingo. Os feirantes podem participar de uma ou de várias feiras durante a semana, ou seja, de segunda a domingo, de acordo com a escolha, porém solicitadas e aprovadas com antecedência.
Além dos produtos básicos das feiras livres, como hortifrutis, há uma grande procura pelo pastel e caldo de cana, tradicionais e que são um chamariz, seguido dos mais diversos produtos comercializados. A busca por melhor qualidade de vida atrai cuidados com os hábitos alimentares e a introdução de produtos saudáveis e de procedência. Neste sentido, as feiras livres são alternativas para que os consumidores comprem produtos frescos e de qualidade, com uma diversidade de itens oferecidos em um só lugar.
Pelo fato de possuir vários produtores comercializando a própria safra, a tendência é pelo preço competitivo em comparação com os mercados, sendo mais acessíveis ao consumidor. A feira também preserva autenticidade cultural e social, o que torna-se um diferencial em relação aos mercados.
Projetos – Entre os trabalhos em andamento para reforçar a participação do munícipe, destaque para a ¨Feira Interativa”, com a proposta de levar os alunos de quatro e cinco das EMEBs às feiras livres mais próximas das escolas para a compra de frutas e verduras, com o objetivo de estimular o hábito de consumo de produtos saudáveis.
Outro projeto é o “Compre do Produtor Rural” que reforça a divulgação e incentivo à compra direta do produtor rural, ou seja, o consumidor entra em contato com o produtor de interesse sem precisar esperar pelas feiras.
Os dias e horários das feiras podem ser consultados clicando aqui. A pessoas que quiserem se tornar feirantes e solicitar um ponto deve entrar na plataforma do Balcão do Empreendedor, na área “Agronegócio e Abastecimento”. Posteriormente, na área Inscrição, clicar em ‘Feirante’.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES