Participantes de Fórum visitam EMEBs, UBSs e áreas de lazer

fórum

Durante visita monitorada como parte da programação do 2º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, visitantes conheceram de perto a estrutura física e orgânica de alguns dos principais equipamentos públicos de Jundiaí. Unidades escolares, de saúde e até áreas de lazer fizeram parte do roteiro programado. Representantes de São Paulo, Porto Ferreira, Diadema, Itu, Jarinu, Ubatuba, Piracicaba, além de Aracaju (SE), Salvador (BA) e Pelotas (RS) participaram do encontro e ficaram impressionados com o que viram.

Os lugares visitados foram as unidades escolas do Jardim do Lago (Emeb e Ensino Fundamental); área da Infância do Jardim Santa Gertrudes; Clínica da Família da Vila Hortolândia; Vale Verde; Área da Infância da Vila Arens; Horta Urbana e Parque Naturalizado do Jardim Guanabara; e Hospital Universitário (HU). A diretora da Emeb Clotilde Copelli de Miranda, Eliane Krieger, abriu as portas da unidade para mostrar como é feito o trabalho de interação e de ‘boas ideias’ para que as crianças sejam protagonistas de suas próprias ações. Horta, bosque, circuito livre, biblioteca.

Estes foram alguns pontos mostrados e que deixaram os participantes do Fórum, em sua maioria educadores, encantados. “É sempre com alegria que recebemos as caravanas em nossa unidade porque mostra que nosso trabalho está sendo reconhecido e propagado. Aqui na escola são 350 crianças, de quatro meses a cinco anos, e que têm à disposição toda a estrutura de um ambiente para explorar e vivenciar”, conta orgulhosa.

Para os visitantes, o Fórum tem sido um momento de troca de ideias e buscar conteúdo para utilizar em suas unidades de origem. Assim espera a representante da Secretaria Municipal de Salvador, Consuelo Almeida. Ela estava com um grupo de educadores que foi convidado durante encontro com Tonucci, na semana passada. “Ele esteve em Salvador e foram sorteados nove lugares para este Fórum e fui contemplada. Fiquei muito feliz porque pela primeira vez visito Jundiaí e estou encantada. Aqui percebemos que cada detalhe foi pensando nas crianças desde o trânsito até a escola, com certeza temos bons exemplos para levar para Salvador.”

Troca de experiências – Utilizar os espaços além dos muros das escolas ou das unidades de saúde também ajuda a criança a explorar seu bairro. Assim tem sido no Santa Gertrudes, em especial, na Área da Infância, instalado ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS – Sul). Espaço que deixa o bairro mais aconchegante para adultos e crianças explorarem. A gerente do CRAS Sul, Leticia Losito Monteiro, mostra que o espaço utilizado pela comunidade não deve ser apenas na área social. Tudo pode ser explorado. “O interessante é que são pessoas de diferentes municípios e até fora do Estado. Agradeço por recebê-los em nossa unidade.”

Programação – Nesta quarta (14) o encontro continua pela manhã, no Teatro Polytheama com a mesa ‘Autonomia, desemparedamento e reais conexões’ com educadores interessados. O evento irá contar com a presença do poeta André Gravatá (palestrante) e a mediadora Cice Galoro Na ocasião haverá a presença do idealizador do conceito e das Redes de Cidades das Crianças, Francesco Tonucci e do coral dos estudantes da Emeb Luzia Francisca de Souza Martins. A programação completa pode ser conferida clicando aqui.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES