1º Fórum sobre ÁLCOOL e Drogas soma forças a uma luta necessária

Logo nos meus primeiros meses de mandato, neste primeiro ano como vereador, tive a satisfação de ser procurado por amigos e colegas que me relataram a importância de falarmos sobre a prevenção ao uso de álcool e drogas. Início de trabalho sempre vem acompanhado de inúmeras ideias, mas esta nos motivou a ir adiante, pois de fato se trata de uma ação social que deve integrar agentes. Por esta razão, nesta quinta-feira, dia 21, junto a essas mesmas pessoas que me procuraram, promovo o 1º Fórum Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas, em parceria com a Assessoria de Políticas Públicas para Juventude, da Prefeitura de Jundiaí. O fórum, que acontecerá na Câmara de Jundiaí, soma forças a uma luta necessária.

Muitas vezes, há quem acredite que nosso papel, como vereador, seja apenas o de legislar ou fiscalizar o Executivo. De fato, essas são nossas primordiais atribuições, mas também devemos, na minha opinião, promover debates, incluir pessoas, trazê-los à Câmara e pensarmos juntos sobre nossos gargalos e possíveis soluções.

Neste fórum, com início às 19 horas, teremos a ilustre presença de pessoas já envolvidas na luta de prevenção ao uso de álcool e outras drogas e buscamos, justamente, com a participação delas, somar conhecimento sobre o assunto e sobre como, unida, a sociedade de Jundiaí pode avançar nesta questão. Estarão presentes a coordenadora de Políticas sobre Drogas, do programa Recomeço, do Estado de São Paulo, Gleuda Simone Teixeira Apolinário; do advogado, pós-graduado em Direito Público e consultor comportamental, Fábio Marcos Grilo e da coordenadora nacional da prevenção da Federação Amor-Exigente, Bernadete Maciel.

Quando falo em avanço, jamais quero desmerecer o trabalho já feito em Jundiaí. Tenho conhecimento sobre a atuação de toda a rede municipal, de pastorais, entidades e comunidades terapêuticas de seriedade – todas elas, aliás, convidadas para o fórum, assim como as faculdades locais de psicologia, seus alunos e professores. Tenho conhecimento ainda do interesse da atual gestão e empenho de grandes profissionais voltados à questão da dependência química e suas variantes em uma cidade, como a situação de rua e vulnerabilidade social, tantas vezes, atreladas ao uso de drogas.

Portanto, falo em avanço no sentido de seguirmos caminhando unindo todos que possam fortalecer uma rede ainda mais dinamizada, sobretudo, em relação à prevenção que, muitas vezes, pode ser iniciada simplesmente pela abertura ao diálogo, aos programas que se aproximem de jovens e evitem o primeiro contato com o que pode se tornar um vício.

A questão do uso de álcool e drogas é complexa diante de uma sociedade tão fragilizada atualmente, exposta ao consumo exacerbado, à busca superficial de felicidade. E há ainda a importância de ser uma questão de saúde pública. Não podemos, portanto, generalizar os casos, e sim buscar entender os perfis de usuários em nossa cidade e como se dá o combate.

OUTROS ARTIGOS DO VEREADOR FAOUAZ TAHA

CORREÇÃO EM LEI DO ARTESÃO EVITA ILEGALIDADE E SURTE EFEITO NO CENTRO

O PESO DAS MOÇÕES

OS DESAFIOS DA VEREANÇA

PARA TRANSFORMAR, MUITAS VEZES É PRECISO ROMPER

PSDB: O BRASIL QUE QUEREMOS APONTA PARA A NOSSA ORIGEM

FOGOS DE ESTAMPIDO, O DEBATE ESTÁ LONGE DE ACABAR

É POSSÍVEL FAZER DIFERENTE

Visitei, neste ano, a Câmara de Sorocaba, e conheci trabalho primoroso daquela casa Legislativa sobre o uso de álcool e drogas. A partir deste contato, também compreendi a importância de nós vereadores buscarmos ações aliadas ao Executivo para pensarmos políticas públicas que, baseadas na qualidade, possam olhar para as pessoas em nossa cidade.

Assim, portanto, faço hoje um convite a todos que acompanham meu trabalho ou que se interessam por este tema para que estejam conosco na quinta-feira. O fórum é aberto e tem o propósito de dialogar. Aproveito para agradecer ao Samuel Ferraz, assessor da Juventude da Prefeitura de Jundiaí, e aos amigos Valter Schuller, Marcelo Arantes, Fábio Prado e Fabiano Leonardo que se dedicaram a esta realização. Juntos, podemos mais! (foto acima: Rémi Walle)


FAOUAZ TAHA

É vereador na Câmara de Jundiaí pelo PSDB, eleito pela primeira vez nas últimas eleições municipais de 2016. Tem 29 anos. Atualmente é líder do governo municipal na Casa de Leis, além de presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desporto, Lazer e Turismo do Legislativo. Nascido em Jundiaí, Faouaz é formado em Educação Física pela ESEF e tem pós-graduação em Fisiologia do Esporte pela Unifesp. Antes de ser vereador, teve experiência na gestão pública com participação na Secretaria de Esportes