O Governo do Estado instalará, a partir deste ano, um consultório veterinário público em Jundiaí. A Prefeitura já informou que este equipamento será absorvido pelas novas instalações do Departamento de Bem-Estar Animal(Debea), que irá para o Engordadouro. Os futuros vizinhos poderão tirar as eventuais dúvidas que tiverem, segundo adiantou a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente(UGPUMA) e o próprio Debea.
O consultório faz parte do programa estadual Meu Pet, com abrangência regional. A execução, de acordo com nota da Prefeitura de Jundiaí, depende da articulação das cidades que fazem parte da recém-criada Região Metropolitana de Jundiaí(RMJ).
No caso das instalações que receberão o Debea, o terreno disponível será adaptado para receber o consultório. “Em virtude de dúvidas dos futuros vizinhos da nova sede, a UGPUMA e o Debea promoverão reuniões com moradores”, explicou a Prefeitura. Nenhuma data para estes encontros foi adiantada.
O Debea, que conta com serviços voltados à saúde de cães e gatos, fica hoje na rua Abrahão Farrão, na Chácara São Francisco. A unidade está de mudança para o bairro do Engordadouro, com custo previsto de R$ 1,5 milhão, dinheiro que virá de contrapartida de uma empresa, cujo nome não foi divulgado. Já foi divulgado que a Prefeitura procurará aumentar o quadro de funcionários do Debea, com a possível realização de concurso quando as obras da nova sede estiverem concluídas. O terreno terá de passar por terraplenagem. Um prédio de 400m² será construído.
A UGPUMA divulgou que o objetivo do Debea é prestar atendimento de melhor qualidade, mas sempre com vistas à redução do número de animais abandonados, por meio de cirurgias de castração e campanhas de conscientização da população, diminuindo o número de crias indesejadas e do abandono de cães e gatos”.
Nas clínicas do programa Meu Pet serão oferecidos serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, raio-x e endoscopia, laboratório de análise clínicas, setor de urgência e emergência, além dos serviços de vacinação, castração e adoção responsável.
VEJA TAMBÉM
ESCRITORA BAIANA DOA LIVROS PARA CRIANÇAS A CADA VENDA
ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS E DIVERSÃO
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI