GABINETE: Prefeitura retira parte do acervo

gabinete

Parte do acervo do Gabinete Ruy Barbosa, no centro de Jundiaí, foi retirado pela Prefeitura de Jundiaí. A informação é da presidente da instituição, Adriana Zutini. De acordo com ela, livros foram levados para outro local. Os documentos para a entrega do imóvel ao município já estão na Prefeitura. O Gabinete encerrou as atividades em 2023 e o estatuto prevê que a sede seja doada ao Poder Executivo.

SAIBA MAIS SOBRE O FIM DO GABINETE RUY BARBOSA: FALTA DE DINHEIRO, VENDA DE QUADROS, GOLPE DO PIANO

Já a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) divulgou nota informando que “a devolução do prédio do atual Gabinete de Leitura Ruy Barbosa ao município, assim como parte do acervo segue em tramitação jurídica e depende da conclusão oficial da dissolução da entidade, além da publicação na Imprensa Oficial”. A UGC recebeu da diretoria do Gabinete a minuta do Termo de Devolução que está tramitando para obtenção de parecer jurídico com relação à documentação necessária para que se proceda a dissolução com a transferência definitiva da posse do referido imóvel para a Prefeitura.

Futuro – Em junho do ano passado, durante reunião do Compac(Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Jundiaí), ficou evidente que a Prefeitura já se preparava para receber o acervo do Gabinete de Leitura Ruy Barbosa. Na ocasião, o então conselheiro do Compac e diretor do Museu Solar do Barão, Paulo Vicentini, afirmou que assim que a entrega do imóvel fosse realizada, o local seria higienizado. O acervo seria catalogado e digitalizado pelo acervo pelo Departamento de Arquivos e Museus. A partir daí, o acervo seria disponibilizado. Quanto ao imóvel, especulava-se naquela ocasião que poderia ser usado como um centro de memórias e arquivo municipal. Se isto ocorrer, a sede do Gabinete terá de passar por reformas estimadas, em 2024, em R$ 2 milhões. (Foto: Google Maps).

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES