
O Galeão Coutinho, com mais de 65 anos de trabalhos prestados a Jundiaí e região, passou por reformas profundas recentemente. Deixou de ser ‘lar’ e passou a ser ‘instituto’. A mudança reflete a evolução do propósito e a ampliação do impacto da instituição. A sede, na rua Engenheiro Mange, no Anhangabaú, teve a fachada pintada, as salas foram readequadas e novos espaços para brincaeiras foram criados. A proposta pedagógica da entidade foi renovada. O Jundiaí Agora entrevistou o advogado José Ruivo Neto(foto à esquerda) sobre a nova fase do agora Instituto Galeão Coutinho:
O que é o Instituto Galeão Coutinho?
Tudo começou em 22 de abril de 1957, quando Josias Ramos Nogueira fundou a Associação e Lar da Criança Galeão Coutinho. Na época, a instituição funcionava em regime de internato, acolhendo crianças de quatro a 18 anos com cuidado, dignidade e afeto. A partir de 1967, com o apoio generoso da população de Jundiaí, a instituição passou a operar em sede própria, no mesmo endereço onde funciona até hoje. Já em 1985, acompanhando as transformações sociais e educacionais do país, a entidade passou a atuar como creche, oferecendo atendimento a crianças de dois a cinco anos e ampliando seu compromisso com o cuidado integral da infância. Atualmente atendemos 45 crianças e estamos nos estruturando para ampliarmos esse atendimento. Temos hoje 18 colaboradores. Seguimos firmes em nosso propósito: oferecer educação de excelência, formar cidadãos sensíveis e conscientes, e construir caminhos de oportunidade para quem mais precisa.

O Instituto passou por reformas recentemente. Já foram concluídas?
Sim! Hoje, com nova identidade e nome, o Instituto Galeão Coutinho honra a força da sua história e caminha com um olhar atento ao futuro. Renovamos nossa proposta pedagógica, modernizamos nossos espaços e fortalecemos ainda mais nosso compromisso com uma educação infantil de qualidade, humanizada e acessível.
O que exatamente foi feito? Quanto tempo levou?
Há dois anos aproximadamente estamos no processo de modernização e reforma com pintura da fachada, adequação de salas e a criação de novos espaços de brincar.

Com esta reforma poderão ampliar o atendimento?
Nosso prédio conta com salas amplas e planejadas, áreas verdes que estimulam o contato com a natureza, brinquedoteca, refeitório e ambientes pensados para o desenvolvimento saudável, seguro e feliz das crianças. Cada detalhe da nossa estrutura foi pensado para garantir acolhimento, autonomia e bem-estar. Atualmente, temos capacidade para atender até 160 crianças!
Como o Lar Galeão Coutinho sobrevive?
O Instituto é mantido com doações que podem ser feitas por QRCode. Também temos a arrecadação do bazar, artes que distribuímos na festa junina, para cadastro na nota fiscal paulista e planos para empresas.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES