VÁRZEA: Prefeitura realiza georreferenciamento

georreferenciamento

A Unidade Gestora de Urbanismo e Habitação de Várzea Paulista realizou a apresentação do georreferenciamento da cidade aos gestores municipais. O encontro, realizado no Auditório da Praça CEU, apresentou a metodologia de trabalho, seus objetivos e resultados. O georreferenciamento é um processo que determina a localização exata de um ponto na superfície da Terra, utilizando coordenadas geográficas e permitindo sua representação em mapas e sistemas de informação.

De acordo com o gestor executivo de Planejamento Urbano, Cleverson Ferreira Neri, o georreferenciamento do município é uma construção coletiva. “Nosso objetivo é unificar as informações da cidade para conseguir buscar recursos e saber onde eles serão melhor aplicados”, informa. “Também teremos um grupo de discussão para conhecer a linguagem territorial de cada área do município”, destaca Neri. A gestora de Urbanismo e Habitação, Karen Corsini também participou da apresentação.

O cruzamento dos dados e mapas do município foi realizado pelos servidores Vanessa Albuquerque, coordenadora de geoprocessamento, e Francisco Medeiros, analista de sistemas, além da colaboração de outros integrantes da pasta. “Nossa primeira tarefa foi delimitar os bairros da cidade, analisando plantas físicas e digitalizadas, leis municipais, informações dos sistemas da Prefeitura e fichas de campo”, explica ela. “Fizemos um trabalho minucioso em parceria entre a Prefeitura e a Câmara, analisando mapas desde de 1974. Com isso, chegamos ao número inicial de 151 bairros em Várzea Paulista”, esclareceu.

O segundo passo do processo foi a demarcação dos equipamentos públicos no mapa, permitindo mais clareza sobre os serviços disponíveis em cada área da cidade. A terceira etapa será composta por grupos de discussão com gestores e representantes das Unidades Gestoras, para alinhar os dados existentes e, assim, confeccionar um mapa detalhado do município, com a listagem oficial de bairros, suas demarcações, áreas públicas e os limites com os municípios vizinhos.

Turismo – Na última quinta-feira (23), Várzea Paulista deu um passo histórico ao lançar oficialmente a marca “Turismo Várzea Paulista”, durante o evento “Roda de Negócios – Fomento ao Turismo”, realizado no Hotel das Orquídeas. A ação contou com a presença de mais de 120 pessoas, entre empresários, autoridades e lideranças culturais, e marca o início de uma nova fase de valorização do potencial turístico da cidade.

A nova marca “Turismo Várzea Paulista” foi apresentada como um projeto que nasce com identidade, planejamento e propósito. No encontro foi apresentado a composição iconográfica da marca que traz elementos que simbolizam as diversas possibilidades de rotas que, ao longo dos anos, irão representar a diversidade cultural, gastronômica e histórica do município.

O prefeito Rodolfo Braga ressaltou o papel do turismo como vetor de desenvolvimento. “Várzea Paulista tem vocação turística. Apoiar esse projeto desde o início é acreditar que cultura, lazer e economia caminham juntos. Estamos abrindo uma nova página para nossa cidade”, apontou.

Com identidade visual definida, planejamento técnico e metas de médio e longo prazo, o município passa a contar com uma estratégia clara para atrair visitantes, movimentar a economia criativa e gerar novas oportunidades para empreendedores, produtores locais e agentes culturais.

Durante o evento, o vice-prefeito João Paulo de Souza, destacou a importância do momento: “Hoje celebramos não apenas uma marca, mas um novo tempo para o turismo da nossa cidade. Acreditamos no potencial de Várzea Paulista e estamos comprometidos em criar pontes sólidas com o setor privado para fomentar a economia local”, destacou.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES