Se o projeto 13.676, do vereador Antônio Kachan Júnior for aprovado, as gestantes de Jundiaí terão prioridade para a realização de exames na rede municipal de saúde. As gestantes terão prioridade para os exames de sífilis, HIV(Aids), HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis, conforme a equipe médica requisitar. A proposta já está pronta para ser votada. Contudo, ainda não há data marcada para isto ocorrer.
“Este projeto tem como objetivo assegurar às gestantes a prioridade de exames de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, de forma gratuita, pela Administração Pública. Considerando que, de acordo com os dados oficiais divulgados pelo Ministério da Saúde, o número de mulheres grávidas com HIV vem crescendo no Brasil”, argumenta Kachan na justificativa da proposta.
Ele afirma que pelos dados disponibilizados, foram registrados, em 2008, cerca de 6,7 mil casos de gestantes com HIV. No ano de 2018, de acordo com o último levantamento, foram registrados cerca de 8,6 mil casos, sendo um aumento de 37% em 10 anos. “O tratamento precoce, após a descoberta da infecção, auxilia a prevenir o contágio no feto, além de evitar que surjam sequelas nos recém-nascidos. Toda política pública visa garantir os direitos e a proteção de toda a população, além de salvaguardar os direitos do bebê”, afirma o parlamentar.(Foto: André Borges/Agência Brasília/Agência Brasil)
VEJA TAMBÉM
FUTURO BISPO DE JUNDIAÍ SE DESPEDE DA DIOCESE DE ITAPEVA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES