Neste domingo(24), a gloriosa GM de Jundiaí completa 75 anos de serviços prestados, ocorrências atendidas e histórias que estão no imaginário da população – é quase unanimidade em Jundiaí. Durante muitos anos, a população preferia pedir ajuda para a Guarda Municipal ao invés de ligar para as outras forças de segurança. O carro número 13 é um exemplo. Até hoje é lembrado pelos mais antigos. Era sinônimo de lei e ordem. Na foto principal, da esquerda para direita: GM Real, Inspetor J. Roberto(já falecido) , GMs Claudinei e Alves. Impossível deixar de notar a clássica viatura azul e branco.
Criada em 24 de novembro de 1949, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) inicialmente realizava a vigilância noturna, a fiscalização do trânsito e prestação de assistência social à população. “A Polícia Municipal começou suas atividades em maio de 1950, tendo como seu 1º comandante o ex-vereador Manoel Antiqueira, o subcomandante (na época chamado de subchefe), o subdelegado Joaquim Cardoso e um efetivo de 17 policiais municipais. A primeira sede da Corporação em 1950 era anexa a Prefeitura Municipal, que ficava na Rua Barão de Jundiaí, onde hoje se localizava o banco Banespa. Posteriormente a sede mudou para a rua Zacarias de Góes. Onde hoje é o Fórum, foi a terceira sede da GM. Pela quarta vez a sede da GM mudou, agora para a praça Ruy Barbosa, defronte ao antigo quartel da 2ª Ciacom. Na rua Rangel Pestana, onde hoje é o Banco Safra a GM esteve em sua quinta sede, sendo que a 6ª mudança foi na mesma rua, na calçada oposta. Pela sétima vez a GM mudou, agora para a Rua Bom Jesus de Pirapora em um prédio ocupado no passado por uma concessionária de automóveis. Também passou pela avenida Manoela Lacerda de Vergueiro”(Texto: Subinspetor Dênis, graduado em História pela Puccamp). Hoje, a gloriosa GM está sediada no Complexo Fepasa.
Ao longo do tempo o trabalho foi ampliado. Hoje é subdividida em diversos setores com finalidades específicas e desenvolve inúmeras ações: Grupamento Florestal, Canil, Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras, Patrulhamento Comunitário – Ronda Escolar, atividades educacionais, proteção ao patrimônio público, rondas diárias 24 horas, dentre outros. Atua tanto na Serra do Japi como nas salas de aula das escolas municipais e estaduais.
As fotos acima mostram os homens da GM, nos anos 1950, com o então prefeito Vasco Venchiarutti. O registro foi feito na quinta sede, na rua Rangel Pestana(Foto Célia Massoti Nacarato)
O quartel da GM também funcionou ao lado do Gabinete de Leitura Ruy Barbosa. Esta foi a quarta sede da corporação.
Para quem conheceu, hora de matar saudade. Para quem só ouviu falar, este é o Carro 13, na década de 50. Onde esta viatura chegava, os problemas eram resolvidos rapidinho tamanho o respeito que se tinha pela guarnição que ela transportava(Foto: Célia Massoti Nacarato)
Dezembro de 1986: A Guarda Municipal de Jundiaí…
… já patrulhava a Serra do Japi para cuidar da maior reserva ambiental da cidade. (Fotos: Mário Vassalo)
Mas a Guarda Municipal também atendia muitas ocorrências usando fusquinhas. Nesta, em 1986, guardas detêm uma mulher na Estação Rodoviária, onde hoje é o Terminal Central.
Mais fusquinhas: bebiam pouco e entravam em qualquer lugar!!!
A corporação também teve Opalas para fazer o patrulhamento da cidade(Foto: Emerson Delgemo/Eduardo Vasques Rodrigues)
Para quem gosta, mais um Opalão da GM
A central de comunicação da GM nos anos 1980!(Foto: Valdir Palma)
DEU PROBLEMA? CONFUSÃO? CHAMA O 13 DA GLORIOSA GM
PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI
Até helicóptero já foi utilizado pela GM de Jundiaí…
Nos 1990, o então prefeito Walmor Barbosa Martins decidiu inovar e criar uma cavalaria para cuidar da Serra do Japi.
O comandante da GM, na época, era o tenente Vladimir Polízio. A cavalaria logo foi extinta(Foto: Antônio Sérgio Perboni)
Uma foto histórica: Durante o comando do advogado Tarcísio Germano de Lemos, entre 1990 e 1992, a formatura da primeira turma de GMs femininas. O preconceito começava a ser superado nesta solenidade. Muitos guardas acreditavam, naquela época, que as mulheres não aguentariam a disciplina e as exigências do trabalho. Erraram feio. Elas estão na corporação até hoje, firmes e fortes na gloriosa Guarda Municipal de Jundiaí. (Foto: Antônio Sérgio Perboni)
E, para terminar, uma foto provavelmente tirada no final dos anos 80, início dos 90, mostrando GMs em seus tradicionais uniformes azuis, viaturas antigas e motocicletas que começavam a ser utilizadas nos serviços(Foto: Antônio Sérgio Perboni)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES